Sindicato Rural fiscalizará de forma rigorosa a entrada de menores na Expoagro e não descarta o cancelamento futuro dos shows

O evento acontecerá no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho entre os dias 15 a 24 de maio

  • Karina Veríssimo
Sindicato Rural fiscalizará de forma rigorosa a entrada de menores na Expoagro e não descarta o cancelamento futuro dos shows

O Sindicato Rural de Dourados realizou na manhã desta terça feira (12) uma coletiva de imprensa para apresentar as novidades e mudanças da tradicional feira agropecuária de Dourados, a Expoagro, que está em sua 51ª edição.  Um dos pontos mais destacados pelo presidente da entidade, Lucio Damalia, foi a fiscalização rigorosa que haverá em parceria com o Conselho Tutelar e Polícia Militar para a entrada de menores no Parque.

Para garantir que as alterações no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sejam cumpridas, uma  equipe formada por 25 seguranças foi escalada especificamente para supervisionar a proibição de venda e consumo de bebidas alcóolicas aos menores e possíveis infrações. Damalia ressaltou que este é um dos grandes gargalos enfrentados pelo Sindicato Rural em todas as gestões.

“Sempre buscamos fazer nossa parte, mas sofremos prejuízos e multas por causa dessas infrações” revelou o presidente do Sindicato. E pelos problemas enfrentados, o Sindicato Rural não descarta nas próximas edições da Expoagro cancelar os shows artísticos e tornar apenas a conceituada Feira do agronegócio.

O fato foi reiterado pelo coordenador administrativo da feira, Paulo César Barbosa Vieira, que explicou, inclusive, sobre as alterações no contrato com os expositores para que a Lei seja de fato cumprida. “É uma nova norma do contrato. Se algum expositor for pego fornecendo bebidas a menores, ele será automaticamente expulso da Expoagro”, salientou.

                        

51ª Expoagro

 

Realizada entre os dias 15 e 24 de maio, a expectativa de público por parte dos organizadores durante todo o período da Feira é de 60 a 70 mil pessoas. Já a expectativa de negócios, firmados e em propostas futuras, gira em torno de R$ 120 milhões. Estão confirmadas aproximadamente 140 empresas entre os segmentos de máquinas e comércio. A praça de alimentação também traz novidades. Eventos técnicos, leilões e exposição de animais garantem o sucesso do agronegócio.

 

Integração

“Queremos proporcionar a integração entre o campo e a área urbana. A família está convidada a participar deste evento que é aguardado por todos durante o ano todo”, concluiu o presidente da entidade, Lucio Damalia.

 

Sem montaria

Os rodeios foram cancelados na edição 2015 devido ao alto custo da estrutura, pouco público e por manter a visão distorcida sobre possível maltrato aos animais. Já as provas de tambor, lanço comprido e pista continuarão.

 

Menores

Conforme portaria da Vara da Infância e da Juventude de Dourados, crianças de até 11 anos de idade devem estar sempre acompanhadas dos pais ou de responsável legal para entrar na feira.

Ainda de acordo com a determinação judicial, crianças de 12 a 15 anos de idade devem estar acompanhadas dos pais, tutor ou de um terceiro, desde que seja maior de idade e tenha autorização por escrito dos pais com firma reconhecida ou outro responsável pelo menor.

Também consta na portaria que adolescentes de 16 a 17 anos poderão entrar desde que portem documento oficial com foto. Todas as pessoas devem estar documentadas no evento. Nos casos de menores que possuem documento de identidade, caberá aos pais portar a Certidão de Nascimento.

Nenhum menor de 18 anos poderá entrar no Camarote Tex, na Casa Veterinária ou de Agronomia, segundo a Vara da Infância e da Juventude.

Outra regra estabelecida pela Justiça proíbe a venda ou entrega de bebida alcoólica a menores de 18 anos de idade, com base na Lei 8.069/90ART.243.

A 51ª Expoagro terá shows de Jads & Jadson no dia 15 de maio; Paralamas do Sucesso no dia 16; Henrique & Juliano no dia 20; Pedro Henrique & Fernando no dia 21; Bruno & Marrone no dia 22; e Henrique & Diego no dia 23.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.