Homem executado no Santa Fé seria torturado por dívida de droga

  • Da Redação com Sidnei Bronka
Foto: Leandro Holsbach
Foto: Leandro Holsbach

Em coletiva de imprensa realizada ontem (19), o delegado do SIG (Setor de Investigações Gerais), Erasmo Cubas, que está à frente das investigações da execução de Eliston Aparecido Pereira, de 51 anos, ocorrida na última sexta-feira (16/2), no Bairro Jardim Santa Fé, em Dourados, disse que o crime foi motivado por uma dívida de droga.

Segundo Cubas, em julho de 2023, a polícia apreendeu cerca de 230 quilos de cocaína em uma residência no Bairro Jardim Flórida. A carga estava avaliada em R$ 2 milhões e era de responsabilidade de Eliston. Desde então, ele vinha sofrendo ameaças de uma facção criminosa, bem como era cobrado pelo ilícito apreendido.

Sobre os pistoleiros Fábio Arlindo Cabral, de 23 anos, e Igor Franco Ortiz, de 33, foram presos quando desembarcavam no Terminal da Barra Funda, em São Paulo, no sábado (17/2), e chegaram a Mato Grosso do Sul, na tarde de domingo (18/2). De Campo Grande, vieram para Dourados, aonde chegaram por volta das 19h.

Um terceiro indivíduo envolvido no homicídio, segundo o delegado, continua foragido e durante a troca de tiros na sexta-feira, em frente à casa de Eliston – que atirou contra o trio ao perceber a embocada - acabou baleado na mão e no braço. Ele, inclusive, estaria em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha a Ponta Porã. Outro detalhe repassado por Erasmo é que os assassinos vieram da fronteira e há mais pessoas envolvidas no crime.

Todos os envolvidos no homicídio estavam em Dourados há uma semana, e adquiriram uma motocicleta e um carro para executarem Eliston. Ainda durante a coletiva, o delegado disse que incialmente os criminosos iriam torturar o homem dentro da própria residência, isso porque no interior do veículo foram encontrados materiais como fita adesiva, ‘enforca gato’, alicate e até uma escada que seria usada para invadir a casa.

O carro em que os criminosos estavam um VW Fox, foi encontrado abandonado próximo a um hotel abandonado às margens da Avenida Guaicurus, foi apreendido, bem como duas pistolas nove milímetros israelenses.

Prisão 

A dupla foi presa pela Polícia Militar de São Paulo após investigações do Setor de Investigações Gerais com apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), ambos de Dourados, e também do Dracco.

Segundo a polícia, Fábio e Igor fugiram de Dourados logo após o crime, em um ônibus. Um terceiro atirador ainda é procurado pelas autoridades.

Outro detalhe apurado é que os homens seriam matadores de aluguel, a serviço do PCC (Primeiro Comando da Capital), mas ainda não se sabe se eles vieram para Mato Grosso do Sul apenas para cometer o crime ou se eram moradores do Estado.

Crime

Eliston Aparecido Pereira, de 51 anos, foi assassinado com vários tiros na manhã de sexta-feira, no momento em que chegava em casa na Rua Reinaldo Bianchi, no Bairro Jardim Santa Fé, em Dourados. Ele e a esposa moravam no imóvel há três meses.

Eliston estava em um veículo Fiat Toro, quando três homens a bordo de um VW Fox, prata, se aproximaram e efetuaram os disparos.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.