Operação que mira esquema de notas frias cumpre mandado em Dourados, na fronteira e em SP

  • Da Redação com Sidnei Bronka
Divulgação/PF
Divulgação/PF

Nesta quinta-feira (22/2), a PF (Polícia Federal) e a Receita Federal deflagraram operação Partidas Dobras que visa desarticular um grupo criminoso especializado em notas frias e na criação de empresas fantasmas para o transporte e entrada ilícita de produtos do Paraguai no Brasil.

Na ação de hoje foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, em Dourados, Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, e São Paulo (SP), além do bloqueio de bens pertencentes aos envolvidos.

De acordo com as investigações, a partir de 2018, o grupo foi responsável pela emissão de mais de 35 mil notas fiscais, as quais somaram aproximadamente R$ 200 milhões. A remuneração pela prestação desse serviço era feita de várias maneiras, dentre elas, o recebimento de um percentual sobre o valor global de cada nota fiscal.

Os documentos fiscais emitidos pelo grupo ampararam o transporte irregular em território nacional de variados produtos, tais como eletrônicos, pneus, agrotóxicos, cabelo humano, garrafas térmicas, copos térmicos, postes de concreto, cimento, dentre outros. Muitos desses serviram também para ocultar drogas, armas e mercadorias de maior valor agregado.

O transporte, por vezes, era realizado pelos solicitantes ou por terceiros.

Já a receptação era intermediada por assessoria contábil, que criava empresas ‘laranjas’ por curto período de existência, descartadas e substituídas periodicamente.

Parte dos produtos contrabandeados/descaminhados pelo grupo foram apreendidos, além de Mato Grosso do Sul, em Santa Catarina, Minas Gerais Goiás, Mato Grosso, dentre outros.

O nome da operação faz referência ao método contábil de mesmo nome.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.