Operações da Polícia Federal contra o tráfico e lavagem de dinheiro cumprem mandados em Dourados

  • Redação 94 FM
Operação é da Polícia Federal e da Receita - Foto: PF
Operação é da Polícia Federal e da Receita - Foto: PF

A Polícia Federal e a Receita Federal realizam na manhã desta quarta-feira (24) duas operações conjuntas e simultâneas, Canis e Urano, contra o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. Mandados de prisão e de busca e apreensão ocorrem em várias cidades, entre elas Dourados.

A operação Canis, a Polícia Federal aponta que as investigações começaram a partir da abordagem e depois fuga do chefe de uma organização criminosa do posto de imigração na fronteira do Brasil com a Bolívia em Corumbá.

Com o suspeito foi encontrada a contabilidade do grupo criminoso, dez aparelhos de celular e documentos falsos. Esses materiais demonstraram o envolvimento deste homem com o tráfico internacional de cocaína por meio de aeronaves.

A ação tem a denominação de Canis, porque o principal alvo da operação tem o apelido de Chacal, animal que tem como nome cientifico Canis aureus. Ele já foi investigado e preso em operações anteriores, todas relacionadas ao tráfico de drogas.

Nesta quarta, 38 policiais federais cumprem quatro mandados de prisão e nove de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande e Dourados, em Mato Grosso do Sul, em Atibaia, no estado de São Paulo, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Além disso, foi determinado o sequestro de um imóvel de luxo, diversos veículos e duas aeronaves. Não há informações sobre quem seria o alvo da operação. 

Já a operação Urano, as investigações começaram para apurar as atividades de grupo dedicado ao tráfico internacional de entorpecentes a partir da cidade de Amambai. O trabalho resultou na apreensão, na cidade de Naviraí, de carga de cerca de 220 kg de maconha.

Realizada a análise dos dados bancários e fiscais dos investigados em conjunto com o Núcleo de Pesquisa e Investigação da Receita Federal, a Polícia Federal identificou a participação de diversas pessoas e empresas na movimentação e ocultação de valores do grupo criminoso.

Nesta quarta estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e um de prisão nas cidades de Campo Grande e Goiânia, em Goiás.

O nome da operação remete ao nome do principal investigado, que coincide com o nome de uma das luas do planeta Urano.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.