Casos de câncer do colo do útero aumentam e prefeitura reforça importância da vacina contra HPV

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. O imunizante, que já é aplicado de forma rotineira em adolescentes de 9 a 14 anos, foi estendido para jovens de 15 a 19 anos até dezembro de 2025, conforme decisão do Ministério da Saúde.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo, atingindo pele e mucosas de homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos do vírus, alguns relacionados ao surgimento de verrugas genitais e outros diretamente associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o HPV é responsável por 99,7% dos casos de câncer do colo do útero, o terceiro tipo mais incidente entre mulheres no Brasil, com estimativa de 17 mil novos diagnósticos por ano. Em 2024, mais de 6,8 mil mulheres perderam a vida em decorrência da doença.

Em Dourados, os dados locais reforçam a urgência da imunização. O Instituto de Prevenção do Hospital de Amor registrou 22 casos de câncer do colo do útero no primeiro semestre de 2024, com maior incidência entre mulheres de 36 a 56 anos. Neste ano, até o momento, já foram confirmados cinco casos.

No Centro de Atendimento à Mulher (CAM), localizado no Grande Água Boa, somente em 2024 foram realizadas 215 biópsias do colo do útero, das quais três resultaram em diagnóstico positivo de câncer em mulheres de 41, 42 e 47 anos. Em 2025, até agora, já foram feitas 123 biópsias, com dois casos confirmados de câncer em pacientes de 57 e 66 anos.

“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o HPV e deve ser aliada ao uso de preservativos, que também ajudam a reduzir o risco de contágio”, esclarece o secretário de saúde, Márcio Figueiredo. Desde 2021, o Brasil passou a adotar a dose única do imunizante, substituindo o esquema anterior de duas aplicações.

Com a prorrogação da campanha, a expectativa é alcançar cerca de 7 milhões de jovens que não receberam a vacina na idade recomendada. Em Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que adolescentes e seus responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima e garantam a imunização.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.