Após dois dias de chuva, Dourados tem alerta por umidade do ar abaixo de 20%
Entre quarta e quinta-feira choveu 7.2 milímetros na cidade e o esperado para agosto inteiro é de 48.0 milímetros

Depois de dar fim à estiagem que perdurava há 22 dias com chuvas na quarta e na quinta-feira, Dourados entrou em estado de alerta nesta sexta-feira (9) por causa do tempo seco. Segundo o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a umidade relativa do ar ficou 20% no início desta tarde.
Dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município revelam que às 13h29 esse índice foi de 18%. Esse percentual é classificado como estado de alerta por riscos à saúde humana, conforme critérios estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
“Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”, detalhou a Embrapa.
Ainda de acordo com o Boletim Guia Clima, Dourados ficou 22 dias sem chuva, desde 15 de julho, quando houve precipitação pluviométrica de 8.1 milímetros. Somente na quarta-feira (6) a situação mudou, quando foram apurados 6.0 milímetros. Na quinta-feira (7) houve nova ocorrência, dessa vez menor, de 1.2 milímetros.
Mesmo com o índice pluviométrico acumulado de 7.2 milímetros (para todo agosto são esperados 48.0 milímetros), a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul segue castigada pelo tempo seco.
Hoje a umidade relativa do ar máxima não passou dos 62% apurados durante a madrugada, às 2h45. E a temperatura que começou o dia com mínima de 20.6ºC às 3h54 saltou para 34.0ºC às 13h38.
De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), não há previsão de chuva para Dourados nos próximos dias. De sábado (10) a até segunda-feira (12), os termômetros devem variar de 9ºC a 36ºC.
Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, em monitoramento climático feito desde 2001 a umidade relativa do ar mais baixa já registrada em Dourados foi de 8%, no dia 28 de agosto de 2010.