Chuva de 18 milímetros foi acompanhada por ventos fortes durante a madrugada

Instituto Nacional de Meteorologia já havia divulgado aleta para tempestade com grau de perigo em Dourados e outros municípios sul-mato-grossenses

Inmet já havia divulgado alerta de tempestade para Dourados e outros municípios do Estado (Foto: Arquivo/Karol Chicoski/94FM)
Inmet já havia divulgado alerta de tempestade para Dourados e outros municípios do Estado (Foto: Arquivo/Karol Chicoski/94FM)

A chuvarada que caiu sobre Dourados na madrugada deste sábado (17) totalizou 18.2 milímetros e foi acompanhada de ventos fortes, de acordo com dados disponibilizados pela Embrapa Agropecuária Oeste. Às 2h46 de hoje, o Boletim Guia Clima divulgou alerta para a ocorrência de rajadas com velocidade de 33 quilômetros por hora na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. 

Leia também:
-Dourados tem dias mais quentes do ano

Com chuva média mensal 139.0 milímetros em março, Dourados tinha 26.5 milímetros acumulados até ontem (16). Contudo, esse índice agora já chega a 44.7 milímetros por causa da precipitação pluviométrica registrada durante 55 minutos nesta madrugada.

Segundo a Embrapa, “a escala de Beaufort classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde Calmo (velocidade inferior a 2 km/h, escala 0) até Tornado (velocidade superior a 100 km/h, escala 10)”. E no site do Boletim Guia Clima “os Alertas de Ventos Fortes são emitidos quando ocorrem rajadas de vento com mais de 30 km/h (categoria Forte, escala 5) ou superior”. Hoje, às 2h46, as rajadas atingiram 33 quilômetros por hora em Dourados.

Ainda na quinta-feira (15), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já havia divulgado aleta para tempestade com grau de perigo em Dourados e outros municípios sul-mato-grossenses. Como revelou a 94FM nesta ocasião, havia indicação de possíveis ventos intensos de até 100 quilômetros por hora e queda de granizos, além de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Somente na quinta-feira houve o registro de 92 raios em Dourados (Foto: Rafael Wisley/Arquivo)
Somente na quinta-feira houve o registro de 92 raios em Dourados (Foto: Rafael Wisley/Arquivo)

O Centro de Monitoramento Raios Online, do Grupo STORM-T/IAG da USP (Universidade de São Paulo), ainda não tem dados referentes a ocorrência de raios em Dourados neste sábado (17). Contudo, o sistema indica que na sexta-feira (16) foram 12 descargas elétricas no município e na quinta-feira (15) esse número chegou a 92.

Conforme o Portal Climatempo, para este sábado é indicada 80% de probabilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite que podem resultar em 8 milímetros. Domingo (18) deverá ser um dia ensolarado, sem qualquer previsão de chuva. Já a semana que vem pode ser chuvosa, já que segunda-feira (19) tem 90% de chances de chover 15 milímetros, terça-feira (20) tem 80% para 12 milímetros, e quarta-feira (21) tem 90% para 25 milímetros.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.