Com alerta para tempestade, Dourados tem chuva após dias de seca e calorão

Alerta do Inmet aponta a possibilidade de ventos intensos que podem chegar até 60 quilômetros por hora

Chuva na área central de Dourados ocorre após dias de seca e calor intenso (Foto: André Bento)
Chuva na área central de Dourados ocorre após dias de seca e calor intenso (Foto: André Bento)

Dourados voltou a registrar chuva nesta quinta-feira (3), algo que não ocorria desde 25 de setembro, quando a precipitação pluviométrica atingiu 13.3 milímetros, conforme o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. Hoje, a estação agrometeorológica instalada no município computou 5.3 milímetros durante 20 minutos. 

Com base em 40 anos de monitoramento climático, a chuva média mensal esperada para outubro em Dourados é de 147.1 milímetros.

Nesta quinta-feira, a Embrapa Agropecuária Oeste apurou umidade relativa do ar máxima de 83% às 6h13 e mínima de 27% às 13h49. Em intervalo de tempo semelhante, a temperatura foi de 21.7ºC às 6h14 para 36.8ºC às 13h53, com sensação térmica de 36.5ºC às 14h00. Após a chuva, caiu para 24.4ºC às 16h.  

No início do dia, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade com perigo potencial para Dourados e outras 35 cidades de Mato Grosso do Sul.

O alerta termina às 12h de sexta-feira (4) e inclui possibilidade de ventos intensos que podem chegar até 60 quilômetros por hora. Além disso, pode haver corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

*Matéria atualizada às 16h para acréscimo de informações.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.