Com ventos fortes, Dourados tem 2º nível mais baixo de umidade do ar no ano

Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste revela que setembro já teve tempo mais seco, com nível de emergência por riscos à saúde humana

Umidade relativa do ar atingiu nível de alerta por riscos à saúde humana  (Foto: Reprodução/Aviação Regional de Dourados)
Umidade relativa do ar atingiu nível de alerta por riscos à saúde humana (Foto: Reprodução/Aviação Regional de Dourados)

Dourados enfrentou nesta quarta-feira (11) um dos dias mais secos do ano, até agora. De acordo com o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a umidade relativa do ar, que teve seu ápice em 65% durante a madrugada, às 4h30, caiu vertiginosamente no início da tarde, com 14% às 13h12. 

Classificado como nível de alerta por riscos à saúde humana, conforme critérios estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o percentual de hoje só não é menor do que o apurado às 14h25 do dia 7 de setembro, 10%, ocasião em que foi alertado estado de emergência.

Há 9 dias sem chuvas expressivas, segundo os dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, Dourados tem apenas 7.1 milímetros de índice pluviométrico acumulado em setembro e tem sido castigada por tempo seco e quente desde que o mês começou.

A exemplo desta quarta-feira, no domingo (8) também foi apurada umidade relativa do ar de 14%, às 12h37. No dia seguinte, 9, houve o registro da mais elevada temperatura do ano em Dourados. Segundo o Boeltim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, às 13h27 os termômetros atingiram 38.3ºC. Isso em pleno Inverno, estação que só chega ao fim no próximo dia 23, quando dará lugar à Primavera.

Conforme o banco de dados da estação agrometeorológica em atividade no município, entre 2001 e 2019 a mais baixa umidade relativa do ar registrada em Dourados foi de 8%, nível de emergência e comparável ao de regiões desérticas.

Hoje, além do tempo seco, a temperatura varou dos 19.8ºC apurados às 4h33 até os 37.8ºC de 13h11. E no início da tarde, às 13h24, a Embrapa emitiu alerta pela ocorrência de ventos fortes, com rajadas de 34 quilômetros por hora.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.