Comitê instituído para enfrentar pandemia do novo coronavírus completa três meses

Na época, Dourados não tinha sequer casos suspeitos da doença e hoje é o município com a maioria dos diagnósticos positivos em todo o Estado

Comitê instituído em 16 de março  teve membros empossados no dia 19 daquele mês (Foto: Divulgação)
Comitê instituído em 16 de março teve membros empossados no dia 19 daquele mês (Foto: Divulgação)

Instituído pela prefeita Délia Razuk (PTB) através do Decreto nº 2.463 de 16 de março de 2020, o Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus – COVID-19 completa três meses nesta terça-feira (16) com “o objetivo de coordenar ações e medidas públicas para enfrentamento” da doença. 

Leia também:
-Novo decreto proíbe consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos em Dourados
-Prefeitura proíbe aglomeração até dentr das casas em decreto que cita detenção

Formado por membros de órgãos públicos e entidades de classe, sob a presidência de um médico infectologista, foi empossado no dia 19 de março durante reunião que gerou polêmica após publicação, no próprio site da prefeitura, de foto que mostra aglomeração de pessoas em uma pequena sala.

Todos estavam sem máscaras, incluindo a própria mandatária, que tem 64 anos, e o vereador Antônio Braz Genelhu Melo (PSC), de 73 anos, ambos no grupo de risco por causa da idade, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Isso aconteceu embora o próprio Decreto nº 2.463 de 16 de março de 2020, que institui o comitê, tenha indicado a suspensão “de eventos públicos ou privados, de qualquer natureza, com reuniões coletivas, concentração ou aglomeração de pessoas”, bem como facultado a presença ao serviço “aos servidores públicos municipais da administração direta ou indireta, acima de 60 anos, portadores de doenças respiratórias ou graves atestadas por laudos médicos, bem como gestantes”, “mediante justificativa ao superior hierárquico e orientação deste”.

Na época, Dourados não tinha sequer casos suspeitos do novo coronavírus. Nesta terça-feira (16), porém, são 1.292 confirmações, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. Com isso, o município é o líder de diagnósticos positivos em Mato Grosso do Sul, à frente até mesmo da capital, Campo Grande, com 784.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Rodrigo

    Rodrigo

    Pimenta no C** dos outros é refresco mesmo né, só vejo apontamentos negativos, chingamentos, o que seriam essas trapalhadas pra vc JURANDIR? E pra vc DIRCE, o que deveria ser feito então? É fácil e muito cômodo cutucar a ferida não é verdade, mas sair da zona de conforto não querem né. Não estou defendendo ninguém, apenas dando minha opinião, se fazem alguma coisa, criticam, se não fazem também criticam, se proibi isso ou aquilo lenha nela, se não proibi nada, lenha nela oras, por favor né, se até o órgão máximo da saúde OMS está errando mais que tudo, uma hora isso é bom, outra ora faz mal, uma hora assintomáticos transmite, outra não... caramba, pensem um pouco, tudo é feito com a intenção de superarmos essa Pandemia, chega de mimimi, vamos nos unir para acabar com esse vírus, juntos somos mais fortes....

  • Dirce

    Dirce

    Tanta gente para um resultado tão negativo, só prova que quantidade nada tem a ver com qualidade. Precisamos de pessoas compromissadas, competentes e que saiba a atitude a ser tomada, e tomar tais atitudes com urgência.

  • Jurandir

    Jurandir

    Instituido a Três meses e esta Fazendo trapalhadas e trapalhadas!!!!!