Decreto proíbe carros de aplicativos com adesivos de identificação em Dourados

Procurador-geral do município disse que essa proibição foi solicitada para evitar conflitos entre motoristas de aplicativos e taxistas

Em Dourados, veículos de aplicativos de carona remunerada não poderão ser adesivados ou sinalizados (Foto: André Bento)
Em Dourados, veículos de aplicativos de carona remunerada não poderão ser adesivados ou sinalizados (Foto: André Bento)

Decreto assinado pela prefeita Délia Razuk (sem partido) e publicado na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Município proíbe o uso de adesivos ou qualquer outra forma de identificação em veículos utilizados por motoristas de aplicativos em Dourados. 

Em vigor a partir de hoje, data de sua publicação, essa medida terá efeitos práticos somente a partir de 24 de agosto, quando agentes da Guarda Municipal e da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) responsáveis pela fiscalização deverão remover sinais de identificação que forem encontrados nesses veículos.

No entanto, o Decreto nº1. 977 de 23 de julho de 2019 não se aplica aos motoristas de táxi do município, regulamentados pela Lei n° 1.632 de 06 de julho de 1990.

A medida considera as disposições do artigo 11-A da Lei Federal 13.640, de 26 de março de 2018, que define a competência exclusiva aos Municípios e ao Distrito Federal para regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros.

De acordo com o procurador-geral do município, Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo, que também assina o decreto, essa proibição foi solicitada para evitar conflitos entre motoristas de aplicativos e taxistas.

Ele argumentou que veículos utilizados para carona remunerada mediante controle de aplicativos têm atuado como táxi porque, uma vez sinalizados com adesivos ou outros meios, acabam abordados nas ruas por potenciais clientes.

O procurador-geral do município explicou ainda que Prefeitura de Dourados já está elaborando a regulamentação do transporte por aplicativos de carona remunerada.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Paulo

    Paulo

    Acho que a prefeita está correta porque transporte remunerado tem que ser feito por profissionais qualificados sendo assim tem que ter fiscalização.

  • jurandir

    jurandir

    Lei para tirar adesivos tem tempo para fazer, quero ver fazer uma Lei para A saúde e a Educação melhorar. Não tem o que fazer, vamus visitar os hospitais e postos de saude e as escolas. E outra de onde saiu a ideia de fazer uma lei para tirar os adesisvos., será que é a mesma que vai colocar uma empresa terceirizada para Arrumar a Iluminação Publica, sem falar no Sistema que era gratuito e agora é pago na Saúde, que esta sendo previlegiado com isso não sabemos, Dourados esta Nadando de braçadas no dinheiro que até decreto para economizar foi feito. Mas para contratar empresas entre outras coisa tem dinheiro de sobra.

  • Carlos

    Carlos

    Os aplicativos vieram grande parte para ajudar na mobilidade das grandes cidades,pois nossos ônibus públicos todos sabem da situação!!sou a favor dos adesivos sim a maioria das cidades q foram regulamentadas tiveram sim q ficar com os adesivos e viva a tecnologia chegou pra ficar !!

  • Erivelto

    Erivelto

    Essa "prefeita" não faz nada, parece uma cidade sem prefeito, ela não visita nenhum hospital ou órgão publico, não dá nenhuma satisfação de nada, a impressão que tenho é que ela está de férias, as únicas medidas é feito por coisas que não tem prioridade alguma. ela está acabando com a nossa cidade.

  • Sandra

    Sandra

    Sou usuária de app e também de ônibus coletivo. Acho um absurdo essa preocupação com um adesivo. O poder público tem que se preocupar em melhorar as condições do transporte público. Está cada vez pior. Não tem incentivo nenhum. A gente chega a ficar uma hora no ponto em alguns. Na outra gestão foi feito um estudo por uma empresa do Paraná sobre o transporte público. Colheram até opiniões dos usuários. Penso que foi só pra gastar dinheiro.

  • marcos

    marcos

    Eu trabalho como motorista de APP e não tenho identificação alguma, e acho que não é um simples adesivo que vai garantir a segurança dos meus clientes.
    Eu apoio a lei.

  • Fabio

    Fabio

    A prefeitura de Dourados esta sem serviço?
    Vão achar o que fazer e para de atrapalhar quem esta trabalhando, temos que ter concorrência mesmo.

  • #Indignada

    #Indignada

    Mais uma vez nós a população somos prejudicados, já que com esta identificação nos sentimos mais seguras quanto ao motorista.