Dia de extremos climáticos exige ação do Corpo de Bombeiros por incêndio (vídeo)

Grupamento de Bombeiros Militar foi acionado no final da manhã de hoje para atender ocorrência de incêndio em Douradina

Vento levou chamas de incêndio em pastagem na direção de casas (Foto: Reprodução)
Vento levou chamas de incêndio em pastagem na direção de casas (Foto: Reprodução)

Em dia com ventos muito fortes às 12h23, umidade relativa do ar em 18% às 12h37 e calor de 38.2ºC às 12h49, Dourados enfrenta uma segunda-feira (9) de extremos climáticos que têm exigido ação do Corpo de Bombeiros no município e na região. 

A 94FM apurou que o 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) foi acionado no final da manhã de hoje para atender ocorrência de incêndio em Douradina. O fogo que teria começado em pastagem se alastrou rapidamente em direção às casas por causa do vento e levou medo aos moradores do entorno.

Militar que atendeu ligação da reportagem revelou que têm sido muitos os chamados por socorro nesta segunda-feira. Ele confirmou o empenho das equipes nessas ocorrências.


Conforme já revelado pela 94FM, o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, atualizado com dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, mostrou que a temperatura mínima do dia, até agora, foi de 22.2ºC às 5h50, e a máxima já atingiu 38.2ºC às 12h49.

Em intervalo de tempo praticamente igual, a umidade relativa do ar despencou dos 52% apurados às 5h50 para 18% às 12h37. Isso motivou alerta de “estado de alerta” por riscos à saúde humana, conforme critérios estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, índices de umidade relativa do ar acima de 30% não há riscos para a saúde humana. Contudo, entre 30% e 20%, é configurado “estado atenção”. De 20% a 12%, como ocorre hoje, a classificação vai para “estado alerta”, e abaixo de 12% já é estado de emergência.

“Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”, detalha o Guia Clima.

Esse mesmo mecanismo de monitoramento climático também divulgou hoje alerta por ventos muito fortes depois que foram registradas rajadas de 44 quilômetros por hora às 12h23 em Dourados.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.