Dourados não está preparado para surto de covid-19, diz Ministério Público

  • Redação 94 FM
Dourados é a cidade com mais casos da doença em MS - Foto: Franz Mendes
Dourados é a cidade com mais casos da doença em MS - Foto: Franz Mendes

Diante do aumento dos casos de Covid-19 no município de Dourados, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho, emitiram comunicado nesta sexta-feira (26) de que o sistema de saúde de Dourados não está preparado para enfrentar surto elevado de Covid-19.

Desde o início da Pandemia o Ministério Público acompanha e fiscaliza todas as ações de prevenção, controle e estruturação do sistema de saúde local,e já adotou diversas medidas judiciais e extrajudiciais, com diversas recomendações ao Poder Público. Também realizou diversas reuniões com as autoridades municipais e estaduais de saúde, da assistência social e da educação.

"Todavia, constatamos que atualmente o Município de Dourados possui somente 40 leitos de UTI adulto destinados para atendimento de pacientes suspeitos e confirmados para a COVID-19 e já estamos com a taxa destes leitos próxima ao limite máximo de ocupação (taxa de ocupação em 78% segundo dados coletados nesta data), lembrando que a nossa cidade é responsável por também acolher pacientes de muitos Municípios do seu entorno", disse trecho do documento ao qual a 94FM teve acesso.

Assinado pelos promotores de justiça Rosalina Cruz Cavagnolli, Amilcar Araújo Carneiro Júnior, Ricardo Rotunno, Luís Gustavo Camacho Terçariol, Fabrícia Barbosa Lima, pelo Procurador da República Luiz Eduardo de Souza Smaniotto, e o Procurador do Trabalho Jeferson Pereira, o documento ainda cita que, nos últimos dias houve casos de contaminação de profissionais da saúde que estavam na linha de frente dos atendimentos nas unidades de saúde, havendo dificuldade de se conseguir os profissionais de saúde necessários para montar outros leitos de UTI no Município.

Eles ainda alertaram no documento, para que a população de Dourados intensifique as medidas de prevenção, só saia de casa se for necessário, e com uso de máscara, não façam nenhum tipo de aglomeração, mesmo em casa com familiares e vizinhos. Destacaram, ainda, a importância de cumprir as exigências feitas pelos Decretos Municipais.

"Enfim, esta é a preocupante situação do nosso município, portanto seja solidário com o próximo e com quem ama, mantenha o distanciamento social e sempre use máscara quando precisar sair de casa. Por outro lado, podem ter certeza de que o Ministério Público continuará trabalhando forte em prol da saúde de nossa cidade, para vencer esta batalha contra o vírus.", finalizou a nota.

por taboola

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Ana Claudia

    Ana Claudia

    Estou de acordo com a Amanda@!!!
    Não trabalho no centro, mas para chegar no meu serviço que é do outro lado da cidade eu vou pelas ruas principais e pensa no movimento pela manha!! Eu imaginava que na quinta feira dia 25 seria só eu e minha motinha circulando pelas ruas, mas não gente, o movimento era normal, então eu imaginei igual a AMANDA comentou aqui, o comércio deve estar atendendo normal, mesmo com as portas fechadas!!!!!! É muito triste gente!!!

  • Sebastião

    Sebastião

    Enquanto não for decretado Loque Dal em dourados o povo não vai parar de andar na rua e o comércio alguma algu

  • Amanda

    Amanda

    A irresponsabilidade esta em todos os cantos:
    1º cidadão não faz a sua parte
    2º o que esta valendo na cidade é apenas o lado comercial (deixo claro que não quero que as atividades comerciais parem por completo, mas quando se tem um decreto para tentar amenizar a situação, o decreto é interpretativo deixando várias brechas e os comerciantes não cumprem o determinado, não vou generalizar pois muitos estão cumprindo. Mas se for andar pelas avenidas é possível ver inúmeros comércios aberto, Marcelino tem comércio aberto e atendendo de porta fechada, Weimar tem comercio aberto e atendendo de porta fechada, Joaquim tem comercio aberto e outros atendendo de porta fechada). Ou seja, este decreto de nada esta valendo, lembrando que não foi determinado fechar, mas apenas reduzir horário e isso não esta sendo cumprido.
    3º a administração municipal é totalmente irresponsável, se bem que isso não é novidade, mas elaboram uma determinação (péssima por sinal) e não se fazem cumprir, ou seja, não tem fiscalização, haja vista vários comércios abertos antes do horário determinado. E há, como assim uns podem e outros não, comércio é toda e qualquer atividade que envolve consumo, seja ele de bens materiais ou de serviço, ou seja, tem que todos cumprir, e não é o que acontece.
    A administração é tão irresponsável que pessoas entram nos hospitais sem covid, e saem de lá contaminadas, agradeço a Deus ainda as que conseguem sair.

  • edilson

    edilson

    Dourados não tem gerência, bares cheio de cachaceiro cuspindo um na cara do outro.
    Depois vão p casa, contaminar a família.
    Cadê a guarda municipal, pm ou alguém p fiscalização de desaglomerar?

  • Tom

    Tom

    Problema de Dourados, é o próprio Douradense.
    Trabalho no centro, e vejo muitas pessoas falando que esse vírus é frescura, muitas pessoas nem estão se cuidando. 🤦🏻‍♂️

  • Rafael souza

    Rafael souza

    Está sim preparado, a prefeita e o porta voz da prefeitura garante isso....