Dourados registra novos casos de febre chikungunya e lidera ranking estadual

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde também revela um caso de zika vírus e outro de influenza no município

Febre chikungunya já tem 83 casos confirmados em Dourados (Foto: A. Frota)
Febre chikungunya já tem 83 casos confirmados em Dourados (Foto: A. Frota)

Boletim epidemiológico divulgado quarta-feira (1) pela Secretaria de Estado e Saúde revela que Dourados teve dois novos diagnósticos confirmados de febre chikungunya e segue líder desse nada positivo ranking estadual da doença. Até dia 31 de julho, o município computou 128 notificações suspeitas e 83 casos autóctones, quando a pessoa é infectada na própria cidade e não importa o vírus de outras localidades. 

Em todo o Mato Grosso do Sul, são 158 confirmações. Campo Grande tem 65, Corumbá, Ponta Porã e Rio Verde de Mato Grosso 2, cada, e Camapuã, Sonora, Porto Murtinho e Iguatemi registram, respectivamente, 1. Já as notificações suspeitas da doença totalizam 480 em todo o Estado.

“Indivíduo com febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações de início agudo, acompanhada ou não de edemas (inchaço), não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas onde estejam ocorrendo casos suspeitos até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo com algum caso confirmado”. Essa é a descrição feita pela Secretaria de Estado de Saúde de caso suspeito de febre do chikungunya.

Município que concentra mais de 50% de todos os casos da doença em território sul-mato-grossense, Dourados teve detectado surto de chikungunya (em bairro específico não revelado) a partir da semana epidemiológica 11 - compreendida entre os dias 11 e 17 de março - com casos confirmados. “Foram encontrados focos na localidade e realizadas ações cabíveis; a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde continua monitorando a situação”, detalha a publicação.

Também ontem, as autoridades sanitárias estaduais revelaram dados do zika vírus e da influenza. Dourados tem um caso confirmado de cada doença. Conforme já revelado pela 94FM, a gripe H1N1 matou uma pessoa na cidade este ano. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a vítima é um idoso e morava na Vila Cachoeirinha. 

Nos dois boletins epidemiológicos anteriores ao divulgado ontem, Dourados figurava com 81 casos confirmados e 121 notificações de febre do chikungunya.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.