Faltam materiais, estrutura é inadequada e sobram nomeados: denúncia chega ao MPE

Relatório elaborado por funcionários da Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados aponta série de problemas no Hospital da Vida

Funcionários da Funsaud relatam problemas enfrentados no Hospital da Vida (Foto: A. Frota)
Funcionários da Funsaud relatam problemas enfrentados no Hospital da Vida (Foto: A. Frota)

Relatório elaborado por funcionários da Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados) aponta uma série de problemas na saúde pública de Dourados e critica o excesso de servidores nomeados com salários altos. Por determinação do promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, o documento foi anexado ao Inquérito Civil Público número 06.2016.00000437-0. 

Leia também:
-Funsaud prorroga emergência financeira por seis meses, mas retomará licitações
-Marçal cobra explicações sobre atendimento a pacientes com H1N1

Encampado pela 10ª Promotoria de Justiça da comarca, esse procedimento foi instaurado no dia 21 de março para apurar possíveis irregularidades ocorridas no Hospital da Vida, relacionadas ao atendimento de pacientes e fornecimento de medicação e material básico.

ESCASSES DE INSUMOS

Originalmente, esse relatório foi endereçado no dia 3 de maio ao Conselho Municipal de Saúde. Assinado por Robson Adriani Roques Dauzacker, relata que a área de descanso do hospital acomoda apenas uma beliche e um colchão no chão, insuficiente para a demanda de colaboradores.

Os servidores da Funsaud queixam-se ainda da falta de “condições dignas de trabalho” e relatam trabalhar rotineiramente “com escassez de vários insumos (luvas, seringas, soro, equipo, fraldas, capotes, colher descartável, copo descartável e entre outros insumos), equipamentos médicos hospitalares (monitores, capnografo, aparelho  de verificar pressão arterial, suporte de soro, cadeira de rodas, cadeiras de banho, colchão de macas, macas fixas em péssimos estado de conservação)”.

SEM ISOLAMENTO

Quanto à estrutura física, pontuam que no local destinado à cozinha não existe um exaustor de ar e a temperatura passa de 37 graus, “tornando vulnerável a saúde do trabalhador”. E menção a uma C.I (Comunicação Interna), informam que “o serviço de transporte intra-hospitalar do Hospital da Vida e UPA não existe, é feito pela Central de Ambulâncias”.

Ponto que chegou a motivar o vereador Marçal Filho (PSDB) a cobrar explicações da prefeitura nesta semana, o isolamento de pacientes com H1N1, H2N3, Tuberculose e Meningite não acontece no Hospital da Vida. Os funcionários do local relatam “estrutura física inadequada”, porque antes dos diagnósticos, os pacientes percorrem “quase todos os setores do hospital colocando a saúde dos colaboradores Funsaud em vulnerabilidade”.

EXCESSO DE NOMEADOS

Há também críticas à falta de um estacionamento próprio aos funcionários. Eles apontam a ocorrência de cinco furtos de motocicletas e automóveis que não podem estacionar na área antes utilizada para este fim por causa das obras de ampliação do hospital que ocupam o espaço.

Esse relatório também aponta “excesso de cargos comissionados com altos proventos e tendo falta de funcionários em todos os setores tanto a nível administrativo quanto assistencial, pois os funcionários estão pedindo exoneração e não está sendo reposto na vaga remanescente”.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • maria das dores

    maria das dores

    Sem contar que o tratamento dado aos pacientes pelos profissionais de enfermagem é uma bosta, sao desumanos, nao respeitam aos doentes. Este hospicio deveria ser fechado.

  • Sarah

    Sarah

    Sem dizer que existe até técnico de enfermagem com cargo de confiança,esse que não faz nada de vdd que um técnico de enfermagem faz . Cargo de confiança da senhora prefeita Délia razuk. E tem muita coisa errada dentro dessa fundação nem aumento de salário não tem a mt tempo.

  • PU9LSM

    PU9LSM

    Sobra cargos em todos setores

  • Roberto Carlos Jr.

    Roberto Carlos Jr.

    Todos os dias saem publicações de concurso/clt da FUNSAD. O que falta é gestão mesmo.