Festival Dourados Paralímpico será lançado nesta terça

  • Dourados Agora

Nesta terça-feira (07), a Prefeitura de Dourados lança dois grandes eventos esportivos que movimentarão o setor e a comunidade. A partir das 9h, no auditório da prefeitura, será apresentado o 8° Festival Dourados Paralímpico e o Festival Paralímplico, que ocorre em âmbito nacional. Dourados foi selecionado juntamente com outras 47 cidades do país que sediarão o evento.

A Secretaria Municipal de Educação, a Funed (Fundação de Esportes de Dourados) e a Secretaria de Assistência Social estruturam as atividades.

O 8° Festival Dourados Paralímpico ocorre nos dias 23 e 24 de agosto no Ginásio Municipal de Esportes ‘Ulysses Guimarães’ e no estádio Douradão. Já o Festival Paralímpico será realizado simultaneamente nas 48 cidades selecionadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, na manhã do dia 22 de setembro. Em Dourados as atividades serão realizadas no clube Indaiá.

A assinatura do termo de cooperação entre os responsáveis e os parceiros de ambas as atividades acontece no lançamento, nesta terça. Na cerimônia haverá apresentação da banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, exposição de materiais esportivos, dinâmicas e apresentação de vídeo sobre o esporte paralímpico.

O diretor-presidente da Funed, Jânio César Amaro destacou que o lançamento marca um importante momento e reforça a atuação da gestão Délia Razuk, de incentivar o esporte no município. "Será um momento para celebrar com a comunidade e os parceiros essas grandes atividades. Esse trabalho reforça o compromisso da prefeitura com as pessoas e com a inclusão", disse ele.

A coordenadora de Educação Física Escolar da Rede Municipal de Ensino, professora Marisa Araújo, informou que os festivais têm sido divulgados nas escolas municipais e nos Ceim’s e acredita em uma grande adesão. Ela falou da importante parceria das pastas envolvidas e das instituições para que os eventos sejam diferenciais.

"A equipe da Semed está muito satisfeita em participar destes grandes projetos, as parcerias foram fundamentais, as expectativas são grande quanto à participação. Temos o Núcleo de Educação Especial que trabalha a questão pedagógica e a inclusão do aluno com deficiência, essas ações vêm para somar, mostrar às pessoas com algum tipo de deficiência que elas são capazes de superar limites, conscientizar a sociedade sobre a inclusão, a igualdade", pontuou.

O professor Antônio de Souza Pietramale direciona as atividades esportivas nas ações.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.