Governo vai decretar toque de recolher a todos os municípios de MS para evitar propagação de coronavírus

Como alguns municípios de MS ainda não tiveram a iniciativa, como é o caso de Dourados, o governo deve decretar o toque de recolher ainda hoje.

  • Karol Chicoski

Em entrevista à rádio 94FM na manhã desta segunda-feira (23), no Programa Marçal Filho, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, informou que o governador Reinaldo Azambuja deve decretar toque de recolher no período noturno em todas as cidades de Mato Grosso do Sul para evitar a contaminação do novo coronavírus (Covid-19), que já matou 25 pessoas no Brasil.

Como alguns municípios do Estado ainda não tiveram a iniciativa, como é o caso de Dourados, o governo deve publicar a ordem no Diário Oficial ainda hoje. 

Em Mato Grosso do Sul, onde 21 pacientes foram confirmados com a doença, os municípios de Aquidauana, Amambai Bela Vista, Campo Grande e Porto Murtinho e Sidrolândia, por exemplo, já decidiram restringir a circulação de pessoas nas ruas.

As pessoas que estiverem em aglomerados após o toque de recolher poderão ser levadas à delegacia.

Outro assunto questionado ao secretário foi sobre a questão de impedir a entrada de pessoas de outros estados em MS. Porém, de acordo com Resende, o acesso será livre, mas, serão feitos testes rápidos para identificar se a pessoa está infectada ou não. Segundo ele, não dá para impedir a entrada dos caminhões que abastecem MS, com, por exemplo, alimentação e combustível.  

“Os caminhões com suprimentos serão orientados quando entrarem em MS. Ônibus, mesmo processo”, disse.

O secretário falou ainda que é necessário fechar o comércio e decretar o toque de recolher, justamente para evitar a proliferação do vírus. Segundo ele, se o Brasil não ter cuidado, corre o risco de viver uma situação igual na Itália, onde 5.476 pessoas já morreram por Covid-19.

A previsão, segundo o secretário, é que o pico da pandemia deve ser entre os meses de abril, maio e junho. Só partir de julho ou agosto que a situação deve melhorar. Por isso, Geraldo ressalta que, no momento, o melhor remédio é ficar em casa para evitar a propagação do vírus.  

“A melhor vacina é ficar em casa. É o melhor remédio que existe. Se a pessoa tem compromisso com a saúde dos seus parentes, amigos, fique em casa”, explicou.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Comentador

    Comentador

    Melhor três meses do que nenhum mais, certo?

  • ANTONIO FRANCO

    ANTONIO FRANCO

    AS AUTORIDADES DEVERIAM ESTUDAR MEIOS MENOS DUROS PARA A ECONOMIA, COMO DIMINUIR O N. DE PESSOAS NOS RECINTOS, OBRIGAR A DESINFECCAO NAS EMPRESAS ,ETC USO DE MASCARAS OBRIGATORIAS EM LOCAIS DE VARIAS PESSOAS OU DE ATENDIMENTO, E OUTROS MEIOS DE DESINFECCAO QUIMICA OU POR LAMPADAS.
    O PROBLEMA E QUE NAO TEMOS O PRAZO DE 7 OU 15 DIAS PARA ACABAR, A ECONOMIA IRA REBENTAR PRINCIPALMENTE PARA OS POBRES QUE NO FUTURO PROXIMO SERA AFETADO COM> DESEMPREGO ALTISSIMO, FALTA DE REMEDIOS CORRIQUEIROS, FALTA DE COMIDA,ETC. EX. SE A INDUSTRIA DE PECAS PARAR PARA A COLHEDEIRA DE ARROZ, A MAQUINA DE LIMPEZA DO MESMO,ETC IREMOS TER FALTA DE TODOS TIPOS DE PRODUTOS NECESSARIOS. ENTAO PODE-SE REDUZIR DE FORMA ORGANIZADA PARA TERMOS OS MENORES PROBLEMAS PRA FRENTE

  • Moises

    Moises

    E as contas vão entrar em quarentena??, hj minha conta de água chegou, e a sanesul vai entrar em quarentena também??, e o que comprarmos no período da quarentena Os mercados vão esperar a quarentena passar pra receber??, Temos sim que nos prevenir se cuidar não aglomerar porém também precisamos sobreviver, não morreremos de corona virus porém morreremos de fome??

  • VANDERLEI DE JESUS ALVES

    VANDERLEI DE JESUS ALVES

    Ufa, ainda bem que o pico é só por 3 meses, Abril, maio e junho então dá pra viver sem ganhar nada quem tem comércio e funcionários da noite. São só 3 meses.