Guaicurus tem apagão menos de 30 dias após iluminação e prefeitura acusa furtos

Administração municipal e concessionária de energia elétrica informaram que foi necessário repor 300 metros de cabos

Iluminação foi restabelecida após dois dias de escuridão em trecho onde foram furtados 300 metros de cabos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
Iluminação foi restabelecida após dois dias de escuridão em trecho onde foram furtados 300 metros de cabos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

Menos de 30 dias após ter anunciado a ativação da rede de iluminação da Avenida Guaicurus, a Prefeitura de Dourados agora informa que precisou repor 300 metros de cabos que foram furtados. Além do prejuízo financeiro, essa situação provocou verdadeiro apagão em considerável trecho da via que liga o centro da cidade ao campus universitário e aeroporto.

Nesta segunda-feira (28), a assessoria de comunicação social da prefeitura divulgou solicitação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para que "diante de sinais de atos criminosos quanto à depredação do patrimônio público, a população denuncie para que os órgãos de segurança tomem as medidas cabíveis".

"Para denunciar, a população pode entrar em contato nos seguintes telefones: Guarda Municipal (199) e Polícia Militar (190)", recomenda a publicação, que citou o pedido de apoio feito à Guarda Municipal e à Polícia Rodoviária Estadual "para maior fiscalização na via, o que será buscado também junto ao Exército".

A completa ativação da rede de iluminação pública da Avenida Guaicurus foi anunciada pela prefeitura no dia 4 de agosto. Na ocasião, revelou que foram 75 dias de trabalhos que envolveram atuação integrada entre as secretarias municipais de Serviços Urbanos, de Obras, Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) e Imam (Instituto de Meio Ambiente).

Esse serviço, contudo, ocorreu somente após ordem judicial expedida em sentença proferida no dia 22 de junho pelo juiz José Domingues Filho, que determinou a intimação da prefeitura para cumprir e restabelecer a iluminação do trecho da rodovia MS-162 conhecido como Avenida Guaicurus. Titular da 6ª Vara Cível da Comarca, o magistrado atendeu ao pedido feito pelo MPE (Ministério Público Estadual) e reafirmou a decisão liminar concedida em agosto de 2016 considerando esse serviço uma responsabilidade da administração municipal.

Agora, conforme divulgado hoje, "cerca de 300 metros de cabos da iluminação da avenida Guaicurus foram furtados, o que deixou um trecho da via às escuras por dois dias na semana passada". "A Secretaria de Serviços Urbanos, juntamente a Energisa, realizou a reposição do material e faz um alerta quanto ao fato, para que populares denunciem tal ação", diz a administração municipal, acrescentando ter registrado boletim de ocorrência pelo furto "que envolveu ainda alguns equipamentos da Energisa como conectores".

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.