Guarda municipal agride homem na UPA e prefeita diz que abomina violência (vídeo)
Gravação foi feita por outros pacientes que também estavam na Unidade de Pronto Atendimento e reprovaram a conduta dos guardas municipais

Agente da Guarda Municipal de Dourados flagrado em vídeo no momento que agredia um homem na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) deverá ser alvo de sindicância. Nesta sexta-feira (23) a prefeitura divulgou nota na qual a prefeita Délia Razuk (sem partido) diz reprovar a conduta do servidor público.
As imagens da agressão ocorrida na quarta-feira (21) se espalharam por redes sociais durante a semana. A gravação foi feita por outros pacientes que também estavam na UPA e reprovaram a conduta dos guardas municipais.
Em nota de esclarecimentos, a Guarda Municipal de Dourados relatou ter sido acionada “por funcionários da UPA pois no local havia um homem exaltado, perturbando o atendimento dos funcionários a população, e ainda agredia verbalmente os enfermeiros e médicos com xingamentos e palavrões, causando grande transtorno e tumulto na unidade de saúde principalmente na área vermelha, onde ficam os pacientes que precisam de mais cuidados médicos”.
Segundo a corporação, os guardas municipais “foram até o local e encontram o rapaz com odor etílico, muito exaltado gritando e ainda tentou agredir um dos agentes da GM com tapas”.
Nesta manhã, a administração municipal informou à imprensa que a mandatária, “tão logo tomou conhecimento do ocorrido” na UPA, “se indignou e, imediatamente determinou sindicância para apurar as responsabilidades”, com solicitação para que “a Procuradoria-Geral do Município tome todas as medidas cabíveis, para esclarecimento dos fatos e para a punição do servidor se for o caso”.
“Não admito e jamais admitirei, em hipótese alguma, que uma atitude dessas aconteça, ainda mais dentro de uma unidade de saúde, aonde as pessoas vão à procura de ajuda. Todos têm direito à proteção física e mental, independentemente de sua condição social. Não aceito isto. Abomino todo tipo de violência, de preconceito e de discriminação”, afirmou Délia em tom de desabafo, conforme detalhado pela prefeitura.
Confira a nota da Guarda na íntegra:
Nota de esclarecimentos – Guarda Municipal de Dourados
A Guarda Municipal de Dourados vem esclarecer sobre possíveis fatos ocorridos envolvendo agentes da Instituição e que tudo será apurado pela Corregedoria da GM.
A Prefeita Délia Godoy Razuk ao tomar conhecimento da situação, também já determinou abertura de procedimentos de apuração na Corregedoria da GM de todas circunstâncias do ocorrido.
A equipe da GM foi acionada por funcionários da UPA pois no local havia um homem exaltado, perturbando o atendimento dos funcionários a população, e ainda agredia verbalmente os enfermeiros e médicos com xingamentos e palavrões, causando grande transtorno e tumulto na unidade de saúde principalmente na área vermelha, onde ficam os pacientes que precisam de mais cuidados médicos.
Os Guardas Municipais foram até o local e encontram o rapaz com odor etílico, muito exaltado gritando e ainda tentou agredir um dos agentes da GM com tapas.
A Guarda Municipal está tomando conhecimento de todos os fatos e garante que vai analisar imagens divulgadas nas redes sociais, assim como outras imagens disponíveis e investigar a ação dos agentes. A Corregedoria da instituição irá realizar toda apuração da situação e se constatado excesso na atuação por partes dos GMs, serão tomadas as medidas necessárias de correção, pois a instituição não coaduna com excessos nos trabalhos dos agentes.
Segundo o Comandante Machado, “A Guarda Municipal de Dourados só neste ano de 2019 já realizou mais de 20 mil atuações e procedimentos, sendo aproximadamente 4 mil Boletins de atendimentos de auxílio e apoio a população e 920 Boletins de Ocorrências onde ocorrem crimes. Só na UPA, onde atende pessoas de todos os locais da cidade já realizamos 120 atendimentos, onde geralmente as equipes são solicitadas pois pessoas começam a causar conflitos e tumulto na unidade de saúde, desacatando, xingando e atrapalhando os trabalhos dos funcionários que se sentem ameaçados e solicitam a presença da GM. Já foram levadas a Delegacia de Polícia 16 pessoas por cometerem crimes no local, que realizaram agressões e desacataram funcionários do UPA, assim como pessoas com veículos furtados, Mandados de prisões e outros crimes já foram presas no UPA.
A Corregedoria da Guarda Municipal vai analisar a situação e fazer toda apuração necessária para esclarecer os fatos divulgados.
Assista ao vídeo da agressão: