Guarda municipal agride homem na UPA e prefeita diz que abomina violência (vídeo)

Gravação foi feita por outros pacientes que também estavam na Unidade de Pronto Atendimento e reprovaram a conduta dos guardas municipais

Imagem de guarda municipal agredindo homem foi feita por paciente da UPA (Foto: Reprodução)
Imagem de guarda municipal agredindo homem foi feita por paciente da UPA (Foto: Reprodução)

Agente da Guarda Municipal de Dourados flagrado em vídeo no momento que agredia um homem na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) deverá ser alvo de sindicância. Nesta sexta-feira (23) a prefeitura divulgou nota na qual a prefeita Délia Razuk (sem partido) diz reprovar a conduta do servidor público. 

As imagens da agressão ocorrida na quarta-feira (21) se espalharam por redes sociais durante a semana. A gravação foi feita por outros pacientes que também estavam na UPA e reprovaram a conduta dos guardas municipais.

Em nota de esclarecimentos, a Guarda Municipal de Dourados relatou ter sido acionada “por funcionários da UPA pois no local havia um homem exaltado, perturbando o atendimento dos funcionários a população, e ainda agredia verbalmente os enfermeiros e médicos com xingamentos e palavrões, causando grande transtorno e tumulto na unidade de saúde principalmente na área vermelha, onde ficam os pacientes que precisam de mais cuidados médicos”.

Segundo a corporação, os guardas municipais “foram até o local e encontram o rapaz com odor etílico, muito exaltado gritando e ainda tentou agredir um dos agentes da GM com tapas”.

Nesta manhã, a administração municipal informou à imprensa que a mandatária, “tão logo tomou conhecimento do ocorrido” na UPA, “se indignou e, imediatamente determinou sindicância para apurar as responsabilidades”, com solicitação para que “a Procuradoria-Geral do Município tome todas as medidas cabíveis, para esclarecimento dos fatos e para a punição do servidor se for o caso”.

“Não admito e jamais admitirei, em hipótese alguma, que uma atitude dessas aconteça, ainda mais dentro de uma unidade de saúde, aonde as pessoas vão à procura de ajuda. Todos têm direito à proteção física e mental, independentemente de sua condição social. Não aceito isto. Abomino todo tipo de violência, de preconceito e de discriminação”, afirmou Délia em tom de desabafo, conforme detalhado pela prefeitura.

Confira a nota da Guarda na íntegra:

Nota de esclarecimentos – Guarda Municipal de Dourados

A Guarda Municipal de Dourados vem esclarecer sobre possíveis fatos ocorridos envolvendo agentes da Instituição e que tudo será apurado pela Corregedoria da GM.

 A Prefeita Délia Godoy Razuk ao tomar conhecimento da situação, também já determinou abertura de procedimentos de apuração na Corregedoria da GM de todas circunstâncias do ocorrido.

A equipe da GM foi acionada por funcionários da UPA pois no local havia um homem exaltado, perturbando o atendimento dos funcionários a população, e ainda agredia verbalmente os enfermeiros e médicos com xingamentos e palavrões, causando grande transtorno e tumulto na unidade de saúde principalmente na área vermelha, onde ficam os pacientes que precisam de mais cuidados médicos.

Os Guardas Municipais foram até o local e encontram o rapaz com odor etílico, muito exaltado gritando e ainda tentou agredir um dos agentes da GM com tapas.

A Guarda Municipal está tomando conhecimento de todos os fatos e garante que vai analisar imagens divulgadas nas redes sociais, assim como outras imagens disponíveis e investigar a ação dos agentes. A Corregedoria da instituição irá realizar toda apuração da situação e se constatado excesso na atuação por partes dos GMs, serão tomadas as medidas necessárias de correção, pois a instituição não coaduna com excessos nos trabalhos dos agentes.

Segundo o Comandante Machado, “A Guarda Municipal de Dourados só neste ano de 2019 já realizou mais de 20 mil atuações e procedimentos, sendo aproximadamente 4 mil  Boletins de atendimentos de auxílio e apoio a população e 920 Boletins de Ocorrências onde ocorrem crimes. Só na UPA, onde atende pessoas de todos os locais da cidade já realizamos 120 atendimentos, onde geralmente as equipes são solicitadas pois pessoas começam a causar conflitos e tumulto na unidade de saúde, desacatando, xingando e atrapalhando os trabalhos dos funcionários que se sentem ameaçados e solicitam a presença da GM. Já foram levadas a Delegacia de Polícia 16 pessoas por cometerem crimes no local, que realizaram agressões e desacataram funcionários do UPA, assim como pessoas com veículos furtados, Mandados de prisões e outros crimes já foram presas no UPA.

A Corregedoria da Guarda Municipal vai analisar a situação e fazer toda apuração necessária para esclarecer os fatos divulgados.

Assista ao vídeo da agressão:



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Verdade

    Verdade

    Bom meu Caro Fabio , não estamos aqui para discutir sobre eleições que por sinal todo cidadão tem o direito de votar em quem ele bem entender a não ser que ele venda seu voto ! O meu voto não vai interfirir na má educação de que se DEVE VIR de casa. O problema felizmente não sou eu , são pessoas que pensam como você que ser cidadão de bem é uma palhaçada . Se o guarda estava errado ou não vai ter sim uma pessoa capacitada para julgar . Quem julgou e interpretou oque eu disse foi você . Eu não disse que alguém ali estava certo ! Enquanto eu for tratar da minha opinião , você volte a estudar interpretações são as primeiras questões que caem em provas , inclusive da vida ! Você já leu a constituição ? Deve ter lido e colocado na sua cabeça tudo ao contrario do que estava escrito . Respeito se vem de Respeito , Não é atoa que vemos marginais desde pequenos , más educados , que não respeitam ninguem pq pessoas como você acham que atitudes assim devem ser banalizadas e toleradas .

  • Fabio

    Fabio

    Numa boa, os Guardas esqueceram que eles são servidores públicos? Que a gente paga o salário deles, que estão ali par garantir a lei e a ordem e não agredir os outros, não interessa o tom de voz que o cara esta usando ou as palavras, esse guarda foi treinado pra aguentar isso ou se ele não aguente pede pra sair, agora ser o machão por que esta fardado ai já é covardia. E quem defende esse tipo de atitude não me surpreende em saber em quem votou nas eleições de 2018. Se você defende a agressão por favor vai buscar um tratamento, pois você é um problema para a sociedade. Todo cidadão deve sim respeitar e ser respeitado, ou no caso se eu receber uma enquadro dos órgãos de segurança e não dever em nada, posso agredir eles também? Pensem nisso. E chega dessa palhaçada de cidadão de bem, ninguém pode julgar um qualquer cidadão desde que não seja capacitado para isso, se acha isso errado vai ler a nossa constituição e não ouvir uma besteira de um presidente que acredita que a terra é plana. Mais respeito pelo próximo.

  • VERDADE .

    VERDADE .

    EU ESTAVA LÁ NO MOMENTO ! E o rapaz estava alterado sim , e inclusive dando de machão como se estivesse mostrando que não teria medo dos guardas . Tipico de Marginal , o outro cidadão pra se aparecer filmou só no final . Se ele fosse mesmo cidadão de bem , teria obedecido as ordens dadas pelos guardas e teria sido atendido como os outros que estavam ali . Tanto oque apanhou quanto oque filmou queriam se aparecer .

  • Verdade

    Verdade

    As pessoas julgam sem saber o certo o que ocorreu. Na verdade o guarda ajudou o rapaz, na hora q eles estava conversando uma mosquito da dengue sentou no pescoço do rapaz, foi salvo🙏🏽

  • Osmar pereira

    Osmar pereira

    Já se viu bater na cara de um homem não era só prender ou conversar ai sim se não tivesse jeito prenderia mas bate na cara hora ai já é demais seu guardinha pense no amanhã

  • Santos

    Santos

    E um absurdo cidadão de bem vai no upa pra passar por essa situação aí já e uma pouca vergonha esse atendimento um verdadeiro descaso quem já frequentou sabe lá dentro e enfermeira conversando sendo que poderia muito bem tá fazendo algo de útil e não jogando conversa fora são pagos com nosso suor e assim que somos retribuídos lamentável a ação desse que se diz guarda municipal tem que agir assim com bandido não com cidadão que no seu direito fica revoltado com esse descaso que ninguém coloca na emprensa tem que punir essa atitude não só fica no papel

  • Marcos Roberto

    Marcos Roberto

    Faz isso pq tem uma arma no cinto esse abusado,merece ser expulso não podemos pagar esse tipo de mau funcionário público

  • Renato Alves Gonçalves

    Renato Alves Gonçalves

    Não existe mesmo GM agredir pacientes o homem gritava que a cabeça dele estava aberta por algum motivo que não nos interessa. E se ele estava alterado no local é, porque aqueles atendentes do UPA não tá nem aí pra quem chega lá ainda mais uma pessoa pobre igual aquele homem. Então lógico que ele estaria alterado porque de certo ninguém fez nada pelo cara. Agora chega os fardados e agridem quer um e fica por isso e ninguém faz nada típico desse governo da prefeita por isso não temos que reeleger essa prefeita que nada faz. Deve está viajando com nosso dinheiro.

  • Junior

    Junior

    Abuso de autoridade,dourados é cheio desses,o certo é imobilizar

  • Eronildo

    Eronildo

    Não generalizando mas existem pessoas na guarda que não tem condições nenhumas de estar lá pq estão ali sendo pagos com nosso dinheiro de impostos espero que isso faça com que o comando da guarda tome uma atitude e venha a público para se explicar.

  • Leandro

    Leandro

    Quer dizer que bater em enfermeiros e médicos pode. Só não pode manter a ordem em local público?
    Não entendi.
    O certo agora é errado e o errado é certo??

  • Heliton

    Heliton

    Vamos resumir tudo. A corregedoria vai investigar os fatos e no final não vai dar em nada. Pois quem apanhou foi um coitado bêbado. Agora se fosse um rico TD seria diferente.

  • Paulo Assis

    Paulo Assis

    Respeita o cidadão!!! Kkkk..
    Desse a burracha nesses malandros com força..
    Ai um demoníaco desses entra em uma casa abusa de um inocente, ai todo mundo desse a lenha!!! Na minha opinião, quem defende malandro tem q apanhar dobrado no lugar do malandro !!!!!

  • Nathalia

    Nathalia

    Desnecessária a atitude do GM em agredir o cidadão. falta um treinamento para uma contenção eficaz . eles estavam em 3 pessoas, poderiam conter o homem sem a necessidade de desferir tapas no rosto do mesmo, causando humilhação do mesmo. ação desnecessária, estamos precisando de pessoas aptas a nos trazer segurança e não a humilhar a população com uso excessivo da força!

  • DIMSS ESQUIVEL DE ARRUDA

    DIMSS ESQUIVEL DE ARRUDA

    Isso é um absurdo.
    Quem é pago com dinheiro do povo p cuidar da segurança espancando um cudadao em pleno posto de saude cheio de pacientes que chegao ficar la o dia por causa do descaso do poder publico.
    Prender é um direito da autoridade, mas espancar nunca.

  • Robson

    Robson

    Esse pessoal da guarda municipal esta se achando, sem treinamento e sem comando! ministério publico precisa entrar urgente antes que vire milicia.

  • Emerson

    Emerson

    Esses guarda Municipal de hoje abusao da autoridade deles antes cuidava do patrimônio público hoje querem ser mais que policiais

  • Michel

    Michel

    Gente do céu, eu trabalho na Seara e se de madrugada me deparo com esses policiais, vou me mijar todo, poque na hora que eu abrir a boca pra falar que estou indo para o serviço as três e meia da manha eu já terei levado bolachadas na cara até não querer mais!!! Se em público e sendo filmados agiram assim, é muito provável que numa abordagem de madrugada, quando as testemunhas são apenas eles próprios serão capazes de fazer o que??? !! SOCORRO!!!

  • Cleber

    Cleber

    O rapaz quer sair e esta sendo repreendido com violência!!! Porque não deixaram ele sair, acompanhar ele até a porta e deixá-lo seguir, pois o importante era ele não agredir os funcionários!!! Mas parecem que se prevaleceram e preferiram bater na cara do rapaz!!!

  • Carlos

    Carlos

    E se fosse um idoso, sujo, exaltado e fedendo a urina pedindo por atendimento??? Também ia apanhar na cara na frente de tanta gente??? Sou contra a violência!! E pelo que vemos o rapaz não levantou a mão para o policial!!!

  • José

    José

    Pra que bater desse jeito?? O rapaz não levantou a mão pra nada!!! Não sei se ele é uma pessoa do bem ou não, mas por parte do rapaz eu não vi reação !!!!!!

  • Claudia

    Claudia

    As pessoas que estavam mais próximas podiam dizer aqui o que realmente aconteceu, pois se o rapaz não fez nada, porque a agressão?

  • Rafael

    Rafael

    Não importa O que o rapaz fez mais não pode agredir ninguém desse jeito esses guardas municipais são muito abusados essa já não é a primeira vez que eu vejo a guarda municipal batendo em pessoas tem uns guardas municipais que são educados mais tem uns que se acham no direito de agredir as pessoas isso se chama abuso de autoridade