Investigação descobre 6 mil pacientes na fila de espera por Raio-X em Dourados

Reunião agendada para o próximo dia 6 de agosto vai debater possível uso do espaço do Hospital Regional de Cirurgias

Dourados tem seis mil pacientes na fila de espera por exame de Raio-X (Foto: André Bento)
Dourados tem seis mil pacientes na fila de espera por exame de Raio-X (Foto: André Bento)

O MPE-MS (Ministério Público Estadual) descobriu que mais de seis mil pessoas estão na fila de espera por exame de Raio-X em Dourados. A informação foi apurada em investigação instaurada no final de 2018 após denúncia de paciente que não conseguiu atendimento no PAM (Posto de Assistência Médica). A secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, diz que fará um mutirão no Hospital da Vida. 

Nesta segunda-feira (22), a 10ª Promotoria de Justiça comunicou ter convertido esse procedimento no Inquérito Civil número 06.2019.00000005-2, aberto para “apurar a eventual ausência de serviço de exame de Raio-X na rede pública de saúde da macrorregião de Dourados/MS, bem como empreender medidas colaborativas para acolhimento dos pacientes até então desassistidos”.

Na mais recente movimentação, datada de 9 de julho, o promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior determinou que o Município de Dourados e o Estado de Mato Grosso do Sul sejam oficiados a apresentar defesa no prazo de 10 dias úteis.

Contudo, o MPE ainda aguarda a realização de reunião agendada para o próximo dia 6 de agosto de 2019. Nessa ocasião, representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde devem buscar soluções com o presidente do Instituto Acqua (Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental).

Essa entidade foi contratada pelo Governo do Estado por R$ 4.296.000,00 para administrar o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, que pode vir a ser utilizado para realização dos exames de Raio-X. Essa possibilidade já chegou a ser cogitada no decorrer das investigações, mas o Gamp (Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e a Saúde), que gerenciada a unidade hospitalar, rompeu o contrato.

A 10ª Promotoria de Justiça informou que em maio deste ano haviam “três mil setecentos e quarenta e seis pacientes do Município de Dourados e região aguardando para realização de exames de raio-x”. Mas esse número hoje “ultrapassa o montante de seis mil pacientes, conforme descoberto em inspeção ministerial datada de 09/07/2019 no Posto de Saúde Seleta”.

Em contato telefônico com a reportagem, a secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, informou que pretende iniciar nos próximos dias um mutirão de exames de Raio-X no Hospital da Vida, justamente para tentar zerar essa fila de espera. A partir de agosto, porém, essa unidade hospitalar só atenderá casos de urgência e trauma, conforme revelado pela Prefeitura de Dourados.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • José neto

    José neto

    Um furacão canhoto passou pelo Brasil. Os escombros a serem removidos são muitos. Seríamos uma Venezuela se não fosse a produção agrícola. O Fundersul é um fundo pago obrigatoriamente pelos produtores para a conservação de estradas rurais. Mas o fundo é usado para recapear ruas e avenidas nas cidades. Os produtores rurais são os salvadores da Pátria. Obrigado moçada!

  • jeska

    jeska

    Pois e e fui atraz diz que o meu esta programado para dezembro do ano que vem 2020, nao so raio x , mais entre outros exames tambem deveria ser investigado.. e um cumulo vc estar com dores passam remedio e seus exames nao tem nem previsao..
    esse infelizmente e o nosso brasil.

  • Valdemir

    Valdemir

    Márcia, eu também recebi esta mesma justificativa "aparelho quebrado"

  • Sandra

    Sandra

    Imaginem o quanto deve demorar um exame mais complexo. Quem precisa, vá na DPU que fica na Presidente Vargas. O atendimento é ótimo! Sempre que precisei foi resolvido rápido por lá.Levem todos os documentos, comprovante de residência e o que mais julgar necessário.

  • Marcia

    Marcia

    Meu pai é um senhor de 81 anos esta nesta fila desde janeiro para fazer rx, e no posto de saude, eles dizem que os aparelhos de rx estao quebrados.