Criança morre após não conseguir atendimento médico por causa de bloqueio na MS-156

O funcionário da Funasa, condutor do veículo, disse que não conseguiu chegar até a casa da criança por causa do bloqueio na MS-156.

  • Karol Chicoski e Sidnei Bronka
A criança morava na aldeia Bororó - Foto: Sidnei Bronka
A criança morava na aldeia Bororó - Foto: Sidnei Bronka

Um menino de 1 ano e 8 meses morreu na noite de ontem (1°), na aldeia Bororó, depois de não receber atendimento médico. Segundo informações do boletim de ocorrência registrado pela mãe da criança, Mirian da Silva Benites, de 18 anos, o filho passou mal na segunda-feira (30) e ela levou ele até o posto de saúde da aldeia para ser medicado e logo depois voltaram para casa. No final da tarde de ontem, o menino começou a ter os mesmos sintomas do dia anterior: febre, diarreia e vômito, e a mãe entrou em contato com o plantão da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que tem carro para fazer o transporte dos moradores da comunidade indígena.

Ainda de acordo com a ocorrência, o funcionário da Funasa, condutor do veículo, disse que não conseguiu chegar até a casa da criança porque os manifestantes da rodovia MS-156, que estão desde as 08h de ontem bloqueando a via, não autorizaram ele passar. Mais tarde, o fato foi comunicado para as lideranças da aldeia, que estiveram na casa e acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Corpo de Bombeiros. Mas chegando na residência, a criança já estava morta.

Os manifestantes negam a acusação. Eles falaram que não viram o carro da Funasa e que não receberam informações sobre a situação. 

O caso é investigado.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Maria Silva

    Maria Silva

    Meu Deus até quando nossas crianças e idosos.
    Vão passar por isso.
    Misericórdia meu Deus misericórdia,olha pra esses políticos ter entendido que a saúde e o foco principal ...

  • Daniela Ferreira

    Daniela Ferreira

    Todos vcs que estão falando mal e bando de racista deveriam voltar às suas terras em Portugal deixar o Brasil que nosso vcs são bando de invasores tiraram tudo da gente e agora vem falar merda

  • Rose

    Rose

    Isso não é normal todos têm culpa mas o motorista do carro conhecê a aldeia e sabe muito bem que tem vários desvios que ele poderia ter feito para socorrer a criança a FUNASA faz pouco caso nós doentes da aldeia

  • David Echeverria

    David Echeverria

    São todos assassinos

  • Luciana  veras

    Luciana veras

    Esses indivíduos querem mais oque? Eles ñ respeitam nem a eles mesmos. Olha resultado! Tem q reivindicar algo na funai, na prefeitura!Afinal eles consegue tudo oque quer,é só bater o pé e pronto. Agora agente cobra nossos direitos, ficamos com cara de besta e nunca conseguimos nada.

  • Mario

    Mario

    Caciques das duas etnias e o responsável pela Funai no município devem ser presos.
    Sem fiança.
    Minha opinião.

  • Marco Aurélio de Melo Azambuja

    Marco Aurélio de Melo Azambuja

    Mas não é possível, o brasileiro quer tudo de graça e faz um bloqueio de via, prejudicando o tráfego urbano, tem de apurar o punir os responsável.

  • Josias

    Josias

    Lamentável por isso, uma criança que com os devidos socorros poderia estar viva. Mas quanto a paralisação eu sou a favor, tem que lutar pelos direitos sim, não devem fazer na prefeitura não, pois na BR a extensão do movimento é mais audível. Assim como agricultores, caminhoneiros, professores podem pedir melhorias os indígenas também podem. #souafavor

  • Fernando Bernardi

    Fernando Bernardi

    Leva pro cacique fazer reza pra ele que cura, ontem tinha um monte de idiota a favor da manifestação, cadê a opinião deles agora?

  • Ana Claudia

    Ana Claudia

    É revoltante!!!

  • jurandir

    jurandir

    Sempre tem coxinha dando opinião. Agora só falta dizer para fazer manifestações depois da 22 horas quando todos estão dormindo, pois falando para fazer em dia de domingo e feriado já tem muitos falando.

  • Izabel Ribeiro

    Izabel Ribeiro

    Eles pelo menos deveriam ter liberado a condição a final de contas o povo da aldeia não têm nada a ver com isso

  • Terezinha

    Terezinha

    Bando de desocupados, não fazem nada e nem deixa para os que trabalham o direito de ir e vir. Minha filha ontem teve que fazer 70 km para chegar em casa por causa deste bloqueio. É uma pouca vergonha!!! Cadê as autoridades deste município??? tem prefeito? Ministério Público? Polícia? Exército??? cadê..?!?!?
    O feitiço virou contra o feiticeiro, eles mesmos vitimaram uma criança com esta atitude!!! lamentável as autoridades não se manifestarem!

  • toninho

    toninho

    quando o direito de ir e vir vai ser respeitado nesse pais vai fazer manifestaçoes la na prefeitura e nao na rodovia nao roubem os direitos das outras pessoas e crime.