Médicos pedem demissão em massa no Hospital da Vida

  • Helio de Freitas/Campo Grande News
Hospital da Vida ficou sem plantonista domingo e enfrenta onda de demissões (Foto: Divulgação)
Hospital da Vida ficou sem plantonista domingo e enfrenta onda de demissões (Foto: Divulgação)

Maior unidade de porta aberta do SUS (Sistema Único de Saúde) para atendimento de urgência e emergência no interior de Mato Grosso do Sul, o Hospital da Vida, em Dourados, enfrenta demissão em massa de médicos. Oito profissionais já entregaram a carta de demissão e outros pretendem seguir o mesmo caminho.

O motivo é o colapso financeiro que atinge a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), órgão da prefeitura que administra o hospital e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). No mês passado a prefeita Délia Razuk (PL) decretou intervenção na Funsaud, mas os problemas continuam.

Na sexta-feira (19), o gerente do hospital alertou sobre a falta de médicos plantonistas no fim de semana.

A secretária municipal de Saúde Berenice Machado de Oliveira Souza desmentiu a informação no mesmo dia, mas no domingo (21) não havia médico no hospital, conforme comprova prontuário elaborado pelo intervencionista do Samu (Serviço Móvel de Urgência) que acompanhava paciente vítima de acidente de moto levado ao hospital.

Ontem, a secretária de Saúde disse que estava apurando o caso para saber a veracidade da informação relatada no prontuário. A reportagem perguntou se havia médico plantonista no hospital, mas ela não respondeu.

Assembleia – A grave situação dos médicos do Hospital da Vida levou o diretor clínico da unidade Raul Espinosa a convocar assembleia para amanhã (25) à noite, para posicionamento sobre a crise.

“Os problemas do Hospital da Vida vêm se avolumando com risco de morte para pacientes. Temos informado de forma insistente e persistente aos responsáveis pela administração. É necessária posição do corpo clínico”, afirma Raul Espinosa no ofício encaminhado aos demais médicos, convocando-os para a assembleia de amanhã.

Conforme o documento, oito médicos do pronto-socorro já entregaram carta de demissão com prazo até o dia 31 deste mês. “Existe a probabilidade de ficarmos somente com seis médicos nesta área”, diz o diretor clínico.

A assembleia será no salão de eventos da Igreja Presbiteriana do Brasil com entrada pela Avenida Weimar Gonçalves Torres. Cada coordenador de especialidades terá cinco minutos para apresentar suas reivindicações e falar das dificuldades enfrentadas no hospital. Os gestores da saúde pública municipal foram convidados.

Referência em atendimento de urgência e emergência e de trauma para 35 municípios da região, onde vivem pelo menos 800 mil pessoas, o Hospital da Vida sente os efeitos da crise financeira que atinge a prefeitura.

Mesmo com repasse de dinheiro pelo estado e pelo governo federal, a Funsaud não consegue pagar em dia o salário dos médicos e fornecedores.

No mês passado, a empresa Intensicare, que administra os 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ameaçou suspender o atendimento por causa da dívida de R$ 10 milhões.

A empresa chegou a anunciar que deixaria de receber novos pacientes, mas liminar da Justiça determinou, em 9 de junho, a manutenção do atendimento por 60 dias, prazo que a prefeitura tem para pagar a dívida.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • santiago

    santiago

    Até o sistema publico do paraguaí esta melhor que o brasileiro. precisei quando estava em asuncion fiquei abismado com competência e agilidade das coisas por la.

  • Sandra

    Sandra

    A tendência é só piorar. O povo precisa ir às ruas protestar. Vamos na secretaria,na prefeitura,na câmara,no ministério público com cartazes. Eu tenho plano de saúde,mas vou para ajudar. Só que não pode envolver política partidária. Nossa política tem que ser em favor do povo.

  • Emil

    Emil

    Ah e o povo que se dane não é mesmo? O povo paga seus impostos que não são baratos, e ganha isso de retribuição. Por que protestaram contra o programa Mais médicos, cujos médicos estrangeiros concordavam em trabalhar apesar das condições precárias? Agora ninguém quer ficar no lugar deles. O povo é quem perde. Concordo que todos devem ter salários justos e em dia, mas o povo também deve ser atendido. Voltem médicos estrangeiros, por favor!

  • Ana Paula Costa da Silva

    Ana Paula Costa da Silva

    Hoje dia 24/07/2019 está fazendo um mês queinha mãe faleceu!
    Somos de Naviraí,ela arruinou com pneumunia e foi transferida para o hospital da Vida,mas ficou aguardando uma vaga na UTI que não tinha.
    Aguardou tanto que veio a óbito!
    Agora da para entender o que acontece com o hospital,e os me faborecidis acabam morrendo por copetência de outros!

  • jose

    jose

    e vai piorar. lembram-se da PEC da Morte - atual Emenda Constitucional 95 - aquela que congela o teto dos gastos públicos por 20 anos? seus efeitos começarão em breve. viva o povo brasileiro (trouxas).

  • Fé

    Saudade do meu avô!!! No tempo que ele era vivo ninguém da família procurava médico!! Ele benzia, fazia remédios caseiros!!!

  • Inconformado

    Inconformado

    Os nossos políticos tem convenio!! Os direitos humanos tem convenio!! Os juízes da nossa cidade tem convenio!!! E o POVO? O povo tem que se apegar com Deus . . . e manter o carne da PAX em dia!

  • Saúde para todos

    Saúde para todos

    É MUITO REVOLTANTE TUDO ISSO !!!! Agora quem paga o pato são as as pessoas sem convênios que ficam empilhados nos corredores, cadê os direitos humanos (só aparece quando é pra defender bandidos?) Cadê os políticos douradenses, os vereadores os deputados? Cadê os nossos impostos?
    Eu também preciso do Hospital, mas estou a favor dos médicos, pois sem condições para trabalhar ninguém merece!!

  • O Povo Clama por Melhorias

    O Povo Clama por Melhorias

    Onde vamos parar? Tanta roubalheira e a saúde precária!!! O Povo precisa, mas os MÉDICOS ESTÃO NO SEU DIREITO DE REIVINDICAR TAMBÉM!! Trabalhar sem condições alguma ninguém merece o que eles vão fazer lá sem aparelhos, medicamentos e salários que é uma vergonha!!!

  • Fernanda

    Fernanda

    Qual o contato do 94fmdourados???