Na Creche André Luiz, Independência do Brasil é celebrada com desfile cívico

Crianças com idades entre 3 e 6 anos participaram de ato cívico com música, desfile e apresentações artísticas em Dourados

Desfile cívico da Creche André Luiz celebrou Independência do Brasil (Fotos: Eliel Oliveira/Divulgação)
Desfile cívico da Creche André Luiz celebrou Independência do Brasil (Fotos: Eliel Oliveira/Divulgação)

Música cantada a plenos pulmões para demonstrar o amor à Pátria. Bandeiras do Brasil e adornos nas cores verde e amarela em mãos. Tudo pronto para celebrar os 197 anos de Independência. Sob o comando de Dona Josephina Fernandes Capilé, centenas de crianças com idades entre 3 e 6 anos atendidas nos maternais I, II e pré-escola, fizeram o desfile cívico da Creche André Luiz na manhã desta sexta-feira (6).

Quem passou pelos arredores do espaço localizado na Rua Wlademiro do Amaral, número 225, na Vila Amaral, teve a oportunidade de assistir a bela cena. Mas não tem problema. Na galeria abaixo é possível conferir parte desse evento através das imagens registradas pelo fotógrafo Eliel Oliveira.

Pioneira no atendimento educacional de crianças com idade pré-escolar em Dourados, a Creche André Luiz atende quase 300 crianças – filhos de pais que trabalham - de um ano e oito meses a cinco anos de idade em período integral, das 7h às 17h. Inaugurada no dia 27 de dezembro de 1980, é fruto da generosidade de Dona Josephina Fernandes Capilé e de seu esposo Flamarion Capilé (in memorian).

Aos 82 anos, mesmo com todos os desafios que enfrenta diariamente, a valente fundadora acompanhou todo o percurso do desfile desta manhã. Antes de iniciarem o desfile nos arredores da creche, ainda no refeitório as crianças cantaram música para demonstrar o amor Pátria a plenos pulmões, batendo palma.

As noções cívicas fazem parte dos ensinamentos ofertados pela qualificada equipe liderada por Dona Josephina e sua filha, Katye Beloto, a coordenadora pedagógica. E o amor à Pátria é ensinado desde os primeiros dias de aulas no bem cuidado prédio dessa entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que mantém convênio com o poder público e sobrevive graças à ajuda da população.

Depois do desfile cívico, já na frente do Pavilhão da Sopa  Flamarion Capilé , onde fica o refeitório da creche, a celebração pela Independência do Brasil continuou e teve até apresentações artísticas.  Capoeiristas e bailarinas mostraram seus talentos sob aplausos de Dona Josephina, que mantém no olhar a alegria de ver há 40 anos novas gerações de douradenses se desenvolvendo.

Dona Josephina Fernandes Capilé é a fundadora da Creche André Luiz (Foto: Eliel Oliveira)
Dona Josephina Fernandes Capilé é a fundadora da Creche André Luiz (Foto: Eliel Oliveira)

Construída com absoluto empenho do casal Capilé e ajuda de muita gente num terreno doado por Dona Adiles do Amaral Torres, a Creche André Luiz também teve o apoio do cantor Ney Matogrosso, que no início da década de 1980 fez um show em Bauru, São Paulo, e doou toda a arrecadação para aquela que seria a primeira creche de Dourados, inaugurada no dia 27 de dezembro de 1980.

Desde então, essa entidade filantrópica, sem fins lucrativos, é sinônimo de excelência no ensino infantil. Com uma metodologia própria, tem até mesmo atendimento psicológico e garante também noções cívicas e de idioma estrangeiro, o mundialmente falado inglês.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Jéssica

    Jéssica

    Muito lindo, parabéns...

  • Erica

    Erica

    Estou muito feliz por fazer parte desta equipe, parabéns a todos(as), realmente maravilhoso!

  • dimas

    dimas

    Parabens à todos que se empenharao em construir esta entidade de tao grande importancia para o amparo das crianças que nao tem o aconchego de um lar no anseio da familia.
    Deus os ampare e lhes recompense com muita saude e prosperidade.
    Que nosso Deus ilumine os passos de todas estas crianças para que cresção com o amparo e a proteção divina.

  • Claudia

    Claudia

    Parabéns à todos pelo amor e dedicação!!!