Na volta às aulas, educação infantil será responsabilidade dos pais em Dourados

Resolução sugere orientação concreta das escolas, como modelos de leitura em voz alta em vídeo ou áudio, para pais ou responsáveis que não têm fluência na leitura

Sem aulas presenciais por causa de pandemia, educação infantil dependerá dos pais (Foto: A. Frota)
Sem aulas presenciais por causa de pandemia, educação infantil dependerá dos pais (Foto: A. Frota)

A Resolução nº 51 de 22 de maio de 2020, que dispõe sobre a regulamentação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais na rede municipal de ensino de Dourados, prevê que as aulas relacionadas à educação infantil fiquem sob responsabilidade dos pais, nos próprios lares. A prefeita Délia Razuk (PTB) suspendeu as aulas em 18 de março por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

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A publicação define que compete aos profissionais da Educação Infantil organizar as Vivências e Experiências Não Presenciais da Educação Infantil para realizar a avaliação (diagnóstica, formativa e apreciação final), com base nas fases do desenvolvimento infantil.

“Quando não ocorrer a devolutiva por parte da família, aplica-se o inciso IV, Artigo 31, da LDB e a Direção/Coordenação deverá entrar em contato com as famílias para solicitar informações dos motivos da ausência”, indica.

Quanto ao atendimento para as crianças de zero a três anos, a organização será definida pela Coordenação Geral do Núcleo de Educação Infantil.

“Os Centros De Educação Infantil devem desenvolver materiais de orientações aos pais ou responsáveis com atividades educativas de caráter eminentemente lúdico, recreativo, criativo e interativo, para realizarem com as crianças em casa, enquanto durar o período de emergência, garantindo, assim, atendimento essencial às crianças pequenas e evitando retrocessos cognitivos, corporais (ou físicos) e socioemocionais”, pontua a resolução.

Ela acrescenta que para realização destas atividades, embora informais, mas também de cunho educativo, pelas famílias, “sugere-se que as instituições de educação infantil possam elaborar orientações/sugestões aos pais ou responsáveis sobre atividades sistemáticas que possam ser realizadas com seus filhos em seus lares, durante o período de isolamento social”.

Já para crianças das creches com idades de 0 a 3 anos, as orientações para os pais devem indicar atividades de estímulo às crianças, leitura de textos pelos pais, brincadeiras, jogos, músicas de criança.

“Como muitos pais e/ou responsáveis não têm fluência na leitura, sugere-se que as escolas ofereçam aos pais ou cuidadores algum tipo de orientação concreta, como modelos de leitura em voz alta em vídeo ou áudio, para engajar as crianças pequenas nas atividades e garantir a qualidade da leitura”, elenca.

“Para crianças da pré-escola (4 e 5 anos), as orientações devem indicar, da mesma forma, atividades de estímulo às crianças, leitura de textos pelos pais ou responsáveis, desenho, brincadeiras, jogos, músicas de criança e até algumas atividades em meios digitais quando for possível. A ênfase deve ser em proporcionar brincadeiras, conversas, jogos, desenhos, entre outras para os pais ou responsáveis desenvolverem com as crianças. As escolas e redes podem também orientar as famílias a estimular e criar condições para que as crianças sejam envolvidas nas atividades rotineiras, transformando os momentos cotidianos em espaços de interação e aprendizagem”, situação que podem fortalecer o vínculo.


Comentários
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  • Camila

    Camila

    Pros alunos do 1° ano tbm vai devolver os materiais q os pais compraram ??

  • Claudinei Ferreira dos Santos

    Claudinei Ferreira dos Santos

    Eu acho isso desnecessário, quem é pai e mãe de verdade sabe que a criança precisa brincar, vivenciar diferentes tipos de atividades e jogos infantis dentro da própria casa sem precisar de um professor para isso, e também que a criança precisa de histórias e contos de fadas contados pelos pais, os pais que tem pouca leitura é uma ótima hora para se exercitarem também e educar por exemplo, os totalmente analfabetos podem procurar contação de histórias na internet...imagine os professores tendo que desempenhar um papel que não é deles se transformando em Youtubers da noite para o dia, a maioria não possui ferramentas para isso, a prefeitura irá fazer um plano emergencial para que os mesmos tenham acesso a toda tecnologia que dispõe fazer o que pediram? Ou serão obrigados a utilizarem seus celulares que na maioria das vezes nem tem memória para isso e seu whatsapp particular? O que a prefeitura vai oferecer de tecnologia para que isso seja feito?? Esses profissionais da educação que ficam nos gabinetes, que as vezes nem da área são, viajam na maionese... professores não tem recurso para isso não, acorda senhora prefeita.

  • Fernando Bernardi

    Fernando Bernardi

    A educação sempre foi e deve ser dos pais, o mundo está esse lixo porque deixamos a televisão educa-los.

  • Marli Soares

    Marli Soares

    Proposta bem elaborada, porém fora da realidade do contexto familiar.

  • valeria matsuahima de sousa

    valeria matsuahima de sousa

    Um verdadeiro deboche com a população que trabalha o dia todo e que muitas vezes está fazendo um favor de cuidar os filhos para os pais trabalhar agora ter que se responsabilizar pra fazer as tarefas de educação infantil, sem contar que o tempo livre tem que ajudar nas tarefas dos maiores.
    Excelente solução essa secretaria de educação deu. Chega a ser cômico.