No meio do 'poerião', quase 100 raios atingiram Dourados na quinta-feira

Grupo ligado à Universidade de São Paulo computou número de descargas elétricas que atingiram a cidade durante todo o dia

Mudança climática provocou vendaval com muita poeira, destruição e raios em Dourados (Foto: Reprodução/Facebook Marçal Filho)
Mudança climática provocou vendaval com muita poeira, destruição e raios em Dourados (Foto: Reprodução/Facebook Marçal Filho)

A brusca mudança climática ocorrida no início da tarde de quinta-feira (19) em Dourados não provocou apenas muita poeira e destruição. Dados do site Raios Online, do Grupo STORM-T/IAG da USP (Universidade de São Paulo), revelam que ontem, em meio aquele poeirão que tomou conta da cidade, houve o registro de quase 100 descargas elétricas.

Leia também:

-Defesa Civil e Bombeiros registram 37 ocorrências de queda de árvores durante vendaval em Dourados

-Vídeo feito por Marçal Filho relatando nuvem de poeira em Dourados viraliza na internet

Em números exatos, foram computados 92 raios na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Na quarta-feira (18), haviam sido outros 21. Desde que 2017 teve início, 10 de março foi o dia com maior incidência desse fenômeno nessas terras, 1313.

Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, contudo, a chuva acumulada ontem em Dourados não passou de 7.9 milímetros, índice alcançado em 29 minutos. E a temperatura que havia tido máxima de 37.0ºC às 12h07 caiu acentuadamente para pouco mais de 20ºC aproximadamente 30 depois.

Essa brusca mudança climática foi acompanhada de intensa ventania que levantou muita poeira, deixou o céu marrom e derrubou árvores, causando destruição - uma Blazer foi esmagada na Rua Eulália Pires, na Vila Almeida, e um Ford K danificado na Rua Ponta Porã.

Embora o Boletim Guia Clima da Embrapa indique a ocorrência de rajadas de até 46 quilômetros por hora, o meteorologista Natálio Abrahão, do Centro Meteorológico da Uniderp/Anhanguera, informou a ocorrência de ventos com 64 quilômetros por hora.


Nesta sexta-feira (19), porém, a velocidade média do vento em Dourados não passa de 11.1 quilômetros por hora, conforme apurado pela estação meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, que aponta ainda chuva de2.4 milímetros durante 15 minutos hoje. Os termômetros que registraram mínima de 19.8ºC durante a madrugada, à 1h52, chegaram ao máximo de 28.6ºC às 12h36.

De acordo com o Portal Climatempo, esse fim de semana deverá ser chuvoso na região. Para sábado (20), há 80% de probabilidade de chover 14 milímetros, mesmo percentual de chances de mais 23 milímetros de precipitação pluviométrica no domingo (21).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.