Perfil Socioeconômico diz que Dourados tem maioria da população solteira

Além de majoritário, o grupo composto por moradores deste estado civil foi também o que mais aumentou desde 2010

Dourados atrai população jovem para estudar e trabalhar, diz pesquisa (Foto: Rafael Wisley)
Dourados atrai população jovem para estudar e trabalhar, diz pesquisa (Foto: Rafael Wisley)

Maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul, com população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 222.949 habitantes, Dourados é a cidade dos solteiros e das solteiras. Além de majoritário, o grupo composto por moradores deste estado civil foi também o que mais aumentou desde 2010. 

A 94FM apurou essas informações no Perfil Socioeconômico 2018 do município, elaborado pelas faculdades de Administração, Ciências Contábeis e Economia, e de Ciências Econômicas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Em gráfico que mostra a distribuição dos indivíduos por estado civil em Dourados, é indicado que o número de solteiros passou de 84,7 mil para 90,9 mil entre os anos de 2010 e 2018.

Nesse mesmo intervalo de tempo, os casados que eram 62,9 mil, saltaram para 68,9 mil. Somados, os grupos populacionais compostos por pessoas destes dois estados civis correspondem a mais de 50% da população douradense.

Os pesquisadores apuraram ainda que a quantidade de douradenses viúvos e viúvas foi de 7,5 mil para 8,1 mil e de divorciados aumentou de 6,9 mil para 8,4 mil de 2010 para 2018, respectivamente. 

Sem quantificar, o Perfil Socioeconômico 2018 de Dourados afirma que há um “número pequeno de desquitados ou separados judicialmente, sendo que este não aumentou mais que proporcionalmente se compararmos com as outras situações do estado civil dos habitantes douradense”.

“A distribuição do estado civil dos indivíduos em Dourados mostra que a cidade de Dourados, em virtude de ser um polo universitário, tem atraído muitos jovens para estudar e trabalhar”, ponderam os pesquisadores da UFGD, sem detalhar, contudo, os gêneros.

No mesmo período compreendido nesse levantamento, Dourados ganhou 26.914, conforme dados do IBGE. No Censo 2010, quando mais de 190 mil recenseadores visitaram 67,6 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul era habitada por 196.035 pessoas, número que passou para os 222.949 apontados na mais recente estimativa populacional do instituto, divulgada na semana passada.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.