População protesta contra ruas esburacas em Dourados

Usuários da via chegaram a colocar entulho dentro do buraco, mas a medida não foi suficiente para amenizar o problema

As diversas reclamações das ruas esburacadas em Dourados atingem desde os bairros até a área central do município. Recentemente o portal da 94FM, relatou a situação de ruas na região da Cabeceira Alegre, e nas imediações do Jardim Universitário.  Ontem (13) a redação esteve na rua Hilda Bergo Duarte, entre a avenida Marcelino Pires e a Joaquim Teixeira Alves, onde um grande buraco se abriu na malha asfáltica e a população , mais uma vez, transformou a abertura em forma de protesto com o os dizeres: “IPTU + IPVA”.

Em Dourados, moradora reclama de IPTU que subiu mais de 1000%

Moradores protestam contra buracos colocando placa de pesqueiro dentro das aberturas no asfalto

Motociclista cai e se fere ao tentar desviar de buraco em Dourados

Os usuários da via chegaram a colocar entulho dentro do buraco para amenizar o problema, mas, mesmo assim, os carros ou desviam ou acabam caindo na abertura.  Segundo uma das empresárias, que não quis divulgar o nome, e que têm um estabelecimento comercial na mesma rua, é inaceitável depois de tanto aumento nos impostos o asfalto permanecer nessas condições.

IPVA E IPTU

O IPVA – Imposto a propriedade de veículos automotores, tem 50% da receita destinada ao município onde o veículo foi registrado, valor que é deduzido para obras como asfaltamento em ruas, colocação de sinais, entre outras.  Quanto ao IPTU – Imposto sobre  a propriedade predial e territorial urbana, a Lei nº 10.257, de 10 de julho 2001, passou a regulamentar esta função social e estabelecendo uma série de instrumentos urbanísticos a serem aplicados pelas prefeituras como forma de melhoria da cidade.