Prefeitura diz que iluminação é adequada e pede fim de processo que barrou Cosip

Ao se defender em ação movida pelo MPE, município de Dourados disse que iluminação pública é adequada e disque lâmpadas funciona

Prefeitura quer extinção de processo que acusa falhas na iluminação pública (Foto A. Frota)
Prefeitura quer extinção de processo que acusa falhas na iluminação pública (Foto A. Frota)

A Prefeitura de Dourados considera que “o serviço de iluminação pública não apenas vem sendo prestado de forma efetiva”, como também existe inclusive o disque lâmpadas a disposição dos douradenses. Por essa razão, solicitou que a Justiça julgue extinto processo em que o MPE-MS (Ministério Público Estadual) classifica a atual situação da cidade como caótica. 

Leia também:
-Taxa de iluminação pode ser suspensa em bairros de Dourados no escuro
-Juiz suspende taxa e manda devolver dinheiro da iluminação pública
-Justiça atende prefeitura e decisão que barrava cobrança da iluminação pública em bairros no escuro é suspensa

Alvo da ação civil pública 0900092-73.2019.8.12.0002, ainda em 19 de julho a administração municipal conseguiu derrubar a decisão liminar do juiz José Domingues Filho, que no dia 5 daquele mesmo mês determinou a suspensão das cobranças da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) até que o problema fosse resolvido.

Apesar da vitória inicial na 1ª Câmara Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), onde ingressou com o agravo de instrumento 1408587-55.2019.8.12.0000, a prefeitura segue se defendendo na 6ª Vara Cível de Dourados, onde corre o processo originalmente distribuído.

Em petição formulada pela Procuradoria do Município no dia 23 de agosto, requereu que a ação seja extinta, sem resolução de mérito, em razão da ilegitimidade ativa do Parquet, o MPE. “Caso não seja acolhida a preliminar, que, no mérito, sejam os pedidos formulados pelo Ministério Público sejam julgados, integralmente, improcedentes e que seja retirado os efeitos da decisão liminar. Por fim, pede que seja deferido ao Município de Dourados o direito de produzir todas as provas para elucidação das questões controvertidas na presente demanda”, arguiu.

Para convencer o magistrado a acatar seus pedidos, pontuou ser “de fácil percepção que, contrariamente ao que é fundamento pelo Ministério Público, a iluminação pública no âmbito municipal não está, nem de longe, passando por situação cataclísmica, em verdade, o serviço de iluminação é prestado adequada e corretamente, havendo serviço disponível ao cidadão para solicitação de correção, em caso de falha, e existem solicitações de licitação formuladas pela Secretaria de Serviços Urbanos para a aquisição de materiais faltantes, bem como para contratação de mais equipe técnica para atendimento da demanda”.

A defesa da prefeitura diz que “o serviço de iluminação pública não apenas vem sendo prestado de forma efetiva, como também existe inclusive o serviço de Disk Lâmpadas a disposição do munícipe douradense por meio do telefone (67) 3424-8516, Whatsapp (67) 99801-2268 e o seguinte e-mail: disklâ[email protected]”.

Além disso, acusa a ação civil pública proposta pela Promotoria de Justiça de assumir nítido “caráter de demanda tributária em que se busca, em obrigação de não fazer, o impedimento de cobrança da COSIP dos contribuintes em âmbito municipal de Dourados, ou seja, o Ministério Público Estadual propõe demanda judicial com a finalidade de impedir a arrecadação tributária da COSIP”.

Nesse aspecto, cita entendimento dos Tribunais Superiores, tanto o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e STF (Supremo Tribunal Federal), para afirmar que “o Ministério Público não possui legitimidade quando a demanda versar sobre tributos”.

“Reforça-se que não é nada razoável que o Poder Público seja obrigado a providenciar a iluminação pública em todo o perímetro urbano tampouco que o Poder Judiciário intervenha sobre o caso telhado, porquanto o serviço de iluminação pública é coletivo, cabendo apenas ao Administrador definir a política pública de iluminação, estabelecendo os locais em que o serviço será prestado”, argumentou a procuradoria municipal.

Para a prefeitura, “no caso sub judice, deve-se preservar a separação das funções estatais, reconhecendo-se legitimamente a competência da Administração Pública em formular e cumprir a política pública do serviço de iluminação, sem qualquer tipo de interferência, sendo que a demanda proposta pelo Parquet é insustentável, sendo caso de improcedência, sob pena de permitir a ofensa a separação de poderes e vai muito além de qualquer controle de políticas públicas”.

Em despacho de mero expediente proferido em 27 de agosto, o juiz responsável pelo caso determinou que o autor da demanda, o MPE, apresente réplica no prazo de 15 dias.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Manoel de Souza Leite

    Manoel de Souza Leite

    Na minha Rua tem oito poste que não acende rua projetada 02 número 8570-02 vila RUBI em frente à Douramotrs concessionária Toyota

  • Luciana

    Luciana

    Cara de pau!Serviço de troca de lâmpadas está sendo feito onde? Já vai fazer 1 ano q peço troca de lâmpadas aqui no vival dos ipês, a avenida tá uma vergonha! Tenho aqui todos os protocolos e pedido pelo Whatsapp. Vou levar pra esse juiz pra ele ver como está sendo cumprido a troca de lâmpadas. Palhaçada!!!

  • belarmino pereira dos santos

    belarmino pereira dos santos

    Meu comentário não foi ofensivo - apenas falei o que é realidade - ai nesta imagem se diz que esta tudo ok a iluminação, só que na frente da minha casa na Vila Industrial a lampada esta apagada a uns 160 dias ou mais, já liguei 5 vezes, para o disque lâmpadas e ninguém foi lá verificar, agora apagou uma bem próximo.
    Achei que aqui se podia comentar e chegar até os responsáveis.

  • ERCIBIO RODRIGUES

    ERCIBIO RODRIGUES

    EU MORO NO IZIDRO PEDROSO E FAZ MAIS DE TRES MESES QUE ESTAMOS SEM A ILUMINAÇAO DO POSTE ,JA FIZEMOS VARIOS PEDIDO ATE AGORA NADA EU MORO NA RUA BILARDO DA SILVA NETO NUMERO 2425,A CONTA CHEGA MAS CONTINUAMOS NO ESCURO.

  • ANDRE

    ANDRE

    Fiz uma Solicitação desde junho para troca de lampada, e hoje 09/09/2019 liguei no semsur e o pessoal me passou que estão sem materiais

  • BELARMINO PEREIRA DOS SANTOS

    BELARMINO PEREIRA DOS SANTOS

    Acho um absurdo o que acabei de ler - a lâmpada da frente da minha casa na Vila Industrial esta apagada a mais de 90 dias, já liguei no disque lâmpadas 4 a 5 vezes
    e a resposta que recebo é que estão sem materiais, eu já disse que poderia verificar se não é mal contato, mesmo assim ninguém vem verificar.
    Vou procurar a justiça e quero minha taxa de iluminação de voltar, se não pago, minha luz é cortada, mas assistência que preciso não pé feita.

  • moizes luciano araujo

    moizes luciano araujo

    Bem aqui no flor de maio no ultimo poste da rua chile,esquina com rua bolivia .faz mais de um ano que não tem iluminação. pra se ter uma noção
    até a própria garagem de ônibus estudantil da prefeitura que fica ao lado do poste teve que colocar um refletor.de tao escuro que é este fim de rua.

  • iluminado

    iluminado

    realmente ,,deve ser ,,, pois aki na minha rua já vai fazer o segundo aniversário,,, em dezembro ,,, e até agora tá queimada ,,,, se puder extingue sapooorrrra,,,

  • jurandir

    jurandir

    Prefeitura diz que iluminação Pública é adequada. TÁ DE SACANAGEM NÉ!!!!! SÓ PODE!!!!