Prefeitura não resolve e moradores pagam do próprio bolso para retirar lixo da rua (veja vídeo)

Problema ocorre na Rua Ipanema, no Jardim Santo André, em Dourados-MS

  • Alexandre Duarte

Há mais de dois anos moradores da Rua Ipanema, no bairro Jardim Santo André, em Dourados-MS, sofrem com o descaso da prefeitura. Eles reclamam de um lixão clandestino que se formou no local e virou ponto de descarte de entulho, lixo de toda espécie e até animais mortos. Porém, o problema maior é que o lixão chega a obstruir a via, obrigando os moradores a pagarem do próprio bolso, um trator para retirar o lixo acumulado e liberar a passagem.

A cabeleireira Maria de Fátima Almeida, 46 anos, desde que iniciou uma obra na referida rua, vive um verdadeiro tormento com todos os transtornos que já passou. “A primeira novela foi para legalizar o terreno, que só depois que comprei descobri que tinha uns problemas ambientes, pois aqui antigamente era um brejo. Mas mesmo antes de legalizar já  pagava o IPTU”, reclamou.

Maria de Fátima explica ainda que todas as benfeitorias necessárias para a viabilização da obra, como energia, esgoto e água encanada, tiveram que ser feitas com recursos próprios. “Não consegui nada na prefeitura, tudo tive que pagar. Só para colocar o esgoto gastei mais de R$ 1.000,00, a Sanesul deu apenas os canos. Já tivemos que mandar tirar o lixo da rua mais de 10 vezes, e o serviço nunca sai por menos de R$ 400,00”, complementou.

A cabeleireira conta que já procurou a prefeitura várias vezes, mas nunca conseguiu resolver nada. “Fui na prefeitura e eles me encaminharam para a Secretária de Obras, chegando lá me mandaram para a Secretária de Serviços Urbanos, que até hoje não tomou nenhuma providência. Inclusive, quando questionei sobre o asfalto, falaram que no papel a rua já foi asfaltada duas vezes. Agora só mudando o nome para conseguirmos a pavimentação”, reiterou.

Abaixo assinado

Outro morador, o motorista aposentado Edson Soares Rocha, 73 anos, organizou um abaixo assinado, com a assinatura de todos os moradores da rua. O documento foi entregue aos vereadores. Conforme Rocha, o caso entrou na pauta no legislativo e foi feito um requerimento, porém, sem sucesso.

Assim como a cabeleireira, o motorista aposentado é prejudicado financeiramente pelo lixão que toma conta da rua. “Eu investi aqui na cidade, gerei renda, emprego, mas hoje tenho dificuldade para alugar as kitnetes. As pessoas chegam aqui e olham para esse lixão e desistem de fazer o negócio”, disse.

Maria de Fátima brinca com a situação e sugere que a prefeitura mude o nome da Rua Ipanema para 'Rua do Cachorro Morto', em alusão a quantidade de animais mortos que são jogados no local e geram um forte odor de carniça.

Prefeitura

A redação da 94fm entrou em contato com a Secretaria de Serviço Urbanas e conversou com Édio Pedroso, responsável pela limpeza das vias públicas. Ele afirmou que o setor ainda não havia sido informado sobre o problema na Rua Ipanema. Mas garantiu que passará a monitor o local e irá realizar a limpeza novamente caso seja necessária.

Veja o vídeo: