MPE quer saber andamento de obra para trocar canos de amianto em Dourados

Na mais recente resposta, Sanesul detalhou ao MPE que ainda restavam 863 metros a serem trocados por canos de PVC

Relatório da Sanesul detalhou ao MPE trecho com tubulação de amianto substituída (Foto: Reprodução)
Relatório da Sanesul detalhou ao MPE trecho com tubulação de amianto substituída (Foto: Reprodução)

O promotor de Justiça Amílcar Araújo Carneiro Júnior enviou ofício ao gerente regional da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) em Dourados, Paulo Nepomuceno, para saber o andamento das obras de retirada dos canos de amianto que compõem a rede de distribuição de água na cidade. Na mais recente resposta, foram detalhados 863 metros a serem trocados por PVC. 

Esse trabalho de substituição é acompanhado pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) desde julho de 2014 através do Procedimento Preparatório número 06.2018.00000240-2, convertido a Inquérito Civil Público no final de janeiro de 2018.

Ao longo desse acompanhamento, nas trocas de correspondências com a Promotoria de Justiça, a Sanesul informou que mais de 50 mil metros de canos de amianto existentes desde a década de 1970 no município foram trocados por PVC.

A previsão inicial indicava 99% de substituição até 2015, mas a empresa esclareceu que houve atraso no cronograma porque esse trabalho começou a ser executado com R$ 2.604.029,65 enviados pelo governo federal através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e posteriormente o serviço passou a ser feito com recursos próprios da Sanesul.

Recebido na quinta-feira (18) pelo gerente regional da empresa em Dourados, o ofício do MPE estabeleceu prazo de 10 dias para resposta com informações atualizadas quanto à substituição da rede de cimento de amianto, bem como quanto ao cronograma do remanescente.

Isso porque o mais recente dado consta de balanço fornecido pela Gerência de Sistemas de Abastecimento de Água ao MPE no dia 6 de junho. Na ocasião, foi detalhado que faltava substituir 243 metros na Rua Albino Torraca entre as ruas Ciro Melo e Major Capilé, 145 metros na Rua Monte Alegre entre as ruas Antônio de Carvalho e Camilo Hermelindo da Silva, 251 na Rua João Vicente Ferreira entre as ruas Hayel Bon Faker e Hilda Bergo Duarte, e 224 metros na Rua Camilo Hermelindo da Silva entre as ruas Monte Alegre e Ciro Melo.

A Sanesul também esclareceu que a substituição ocorreria de forma lenta "por se tratar de área com extremo fluxo de veículos" e salientou “que a Organização Mundial de Saúde já concluiu que o Cimento Amianto utilizado é insalubre somente em seu estado bruto quando inalado por aqueles que realizam sua extração, e a OMS já concluiu que o cimento amianto utilizado em tubulações não causa qualquer malefício à saúde da população".

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.