Secretaria de Saúde confirma cinco novas vítimas fatais da gripe no Estado em 2019

Neste ano, o número de vítimas fatais da Influenza já chega a 58, duas delas moradoras de Dourados

Vacinação contra a gripe teve mais de 90% de cobertura em Dourados (Foto: Divulgação)
Vacinação contra a gripe teve mais de 90% de cobertura em Dourados (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou em boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (14) que mais cinco pessoas morreram por causa da gripe em Mato Grosso do Sul desde o dia 7 de agosto. Neste ano, o número de vítimas fatais da Influenza já chega a 58, duas delas moradoras de Dourados. 

A 94FM apurou que houve quatro óbitos em Corumbá, seis em Três Lagoas, quatro em Aquidauana, um em inocência, dois em Rio Verde de Mato Grosso, 21 em Campo Grande, um em Porto Murtinho, um em Mundo Novo, um em Água Clara, dois em Naviraí, um em Bela Vista (anteriormente esse caso havia sido erroneamente apontado em Bonito), três em Ponta Porã, um em São Gabriel do Oeste, dois em Sidrolândia, dois em Naviraí, dois em Nioaque, um em Ribas do Rio Pardo, um em Deodápolis, dois em Dourados, um em Fátima do Sul, e um em Paraíso das Águas.

A maior parte das vítimas fatais da gripe em Mato Grosso do Sul foi diagnosticada com o subtipo viral Influenza A H1N1. Há três casos de Influenza A H3N2, e três de Influenza A N subtipado.

As duas mortes ocorridas em Dourados foram ocasionadas pelo subtipo Influenza A H1N1. Em 7 de julho faleceu um homem de 42 anos que não tinha nenhum outro problema de saúde relatado pelos médicos.  No dia 19 do mês passado houve o óbito de uma mulher de 54 anos, que tinha Hipertensão Arterial Sistêmica, segundo a comorbidade descrita no diagnóstico.

As notificações da doença já somam 1.268 em 2019, número maior do que o apurado durante todo 2018, que não passou de 1.028. Já com relação às mortes causadas pela gripe, na série histórica compreendia pela década recente, iniciada em 2009, somente 2016 foi mais letal que 2019, quando 103 sul-mato-grossenses perderam suas vidas.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.