Sem chuva há 10 dias, Dourados registra alerta por baixa umidade relativa do ar

Depois de registrar o julho mais seco desde 1988, sem qualquer gota d'água vinda dos céus, cidade teve semana chuvosa, mas voltou a ser castigada pela seca

Umidade relativa do ar tem índice de 22%, classificado como Estado de Atenção pela OMS (Foto: 94FM/Arquivo)
Umidade relativa do ar tem índice de 22%, classificado como Estado de Atenção pela OMS (Foto: 94FM/Arquivo)

Dourados completou 10 dias sem chuvas nesta terça-feira (29), conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, que divulgou alerta por causa da baixa umidade relativa do ar. Nesta tarde, o Boletim Guia Clima da empresa, atualizado por dados obtidos pela estação meteorológica em atividade desde 1979 no município, indica índice de 22%, classificado como "Estado de Atenção".

"Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele. Neste site se utiliza o critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar os riscos à saúde humana de baixos índices de umidade do ar", esclarece a Embrapa.

De acordo com os dados disponíveis no Guia Clima, Dourados tem 64.2 milímetros de chuva mensal acumulada até a terça-feira (28). Embora esse índice seja superior à média histórica de agosto, apurada em 47.0 milímetros, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul está há 10 dias sem chuvas.

Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, a mais recente precipitação pluviométrica registrada em Dourados ocorreu no dia 18 passado. Como revelado pela 94FM na ocasião, uma sexta-feira, a cidade acabara de superar o índice de chuva previsto para agosto graças a uma semana chuvosa, com 61.8 milímetros de água.

Depois de passar pelo julho mais seco desde 1988, sem qualquer gota d´água vinda dos céus, Dourados chegou a enfrentar índices de umidade relativa do ar ainda menores do que os de hoje, como os 20% apurados na tarde do dia 10 passado.

Quando agosto teve início, registrou 1.3 milímetro de chuva no dia 2 e 0.1 milímetro no dia 4 de agosto. Depois disso, teve 3.2 milímetros no dia 13, mais 10.4 milímetros no dia 14, outros 31.0 milímetros no dia 15 e mais 9.0 milímetros no dia 16. No dia 17, choveu 8.2 milímetros durante 1 hora e 21 minutos. E no dia 18, uma garoa resultou em mais 0.3 milímetro.

De acordo com o Portal Climatempo, especializado em previsões climáticas a partir de leituras de satélites, Dourados não tem chuva prevista para os próximos dias. Em consulta feita hoje ao site, não há índice previsto sequer até o dia 12 de setembro.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.