Semáforos estragam por ‘fatores que fogem ao controle da Agetran’, diz diretor

Problemas constantes em semáforos de Dourados no segundo semestre de 2018 motivaram investigação do Ministério Público Estadual

Problemas constantes em semáforos de Dourados no final de 2018 motivaram investigação do MPE (Foto: 94FM/Arquivo)
Problemas constantes em semáforos de Dourados no final de 2018 motivaram investigação do MPE (Foto: 94FM/Arquivo)

Questionado pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) sobre o aumento de casos de semáforos com defeitos em Dourados, o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito), Carlos Fábio Selhorst, alegou que essas ocorrências “decorrem de fatores que fogem ao controle” da Agência. Ele mencionou a temporada de chuvas e descargas atmosféricas no segundo semestre de 2018. 

Leia também:
-Desde que 2019 começou, Detran-MS já contabiliza 67 acidentes em Dourados

Essas informações foram prestadas à 11ª Promotoria de Justiça da comarca em ofício de dezembro passado, anexado ao Procedimento Administrativo número 09.2018.00004005-1. Aberto em outubro, visa “acompanhar a atuação da AGETRAN nas medidas de manutenção dos aparelhos semafóricos de controle de tráfego instalados nas vias públicas de Dourados-MS, a fim de obstar transtornos à ordem urbanística”. (clique aqui para ler mais)

Além de citar detalhadamente os serviços de manutenção prestados pelos dois técnicos semafóricos lotados na agência, o documento detalha que esses servidores não trabalham em regime de sobreaviso porque nunca foi implementada no município nenhuma indenização por plantão. Portanto, eles só têm expediente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

“O aumento na ocorrência de defeito nos semáforos no período do segundo semestre deste ano [2018] coincide com a temporada de chuvas e descargas atmosféricas que fazem com que haja oscilação e falta de energia na rede elétrica que alimenta o parque semafórico levando os controladores a operar em modo de alerta, pois os mesmos são programados para evitar pane no sistema ou falha na operação”, argumentou o diretor-presidente da Agetran no ofício, também assinado por Leonice Uhde.

Ele acrescentou que, “sendo assim, nos termos indagados não há que se falar em ‘informar as providências adotadas’ porque na verdade ‘os serviços de manutenção não tem se revelados ineficientes’, mas sim, que o aumento de tais ocorrências decorre de fatores que fogem ao controle desta Agência (sic)”.

Na requisição de respostas enviada pelo MPE, foi solicitado relatório das manutenções realizadas no segundo semestre do ano de 2018 nos semáforos localizados nos cruzamentos: Rua João Rosa Góes e Avenida Marcelino Pires; Rua Aquidauana e Rua Oliveira Marques; Rua Monte Alegre e Avenida Presidente Vargas; Rua João Rosa Góes e Rua Monte Alegre; Avenida Weimar Gonçalves Torres e Rua Hayel Bon Faker; Rua José Roberto Teixeira e Rua Assis Rasselen; Avenida Weimar Gonçalves Torres e Rua Presidente Vargas; Avenida Marcelino Pires e Rua Ediberto Celestino; Rua Joaquim Teixeira Alves e Rua Santos Dumont; Rua Monte Alegre e Rua João Cândido Câmara; Rua Ediberto Celestino de Oliveira e Avenida Weimar Gonçalves Torres.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • CLEBER FERNANDES

    CLEBER FERNANDES

    Sinto falta de semáforo para pedestres em Dourados. As guias rebaixadas são mal feitas e mal conservadas e a falta de semáforo para pedestres dificulta os deslocamentos a pé.

  • Reynaldo Osri

    Reynaldo Osri

    Na minha opniao dourados e a capital do sinaleiro..m deve dar ate para ver da lua tanta luz piscando... pena que eatao na minha opniao em lugarea errados.. presidente vargas com.onofre pereira de matos nao tem sinaleiro mas todo dia tem acidente. Esquina do forum e 2 promotorias... o que esta acontecendo? Tem supermercado que tem sinaleiro ate para os clientes... vamos administrar ou brincar?

  • INSTRUTOR

    INSTRUTOR

    É SÓ EM DOURADOS MESMO QUE VEMOS UM "CANTOR " COMO DIRETOR DE UMA SECRETARIA TÃO IMPORTANTE COMO A SECRETARIA DE TRÂNSITO.
    NÃO TENHO NADA CONTRA, MAIS ELA TINHA QUE TER ESCOLHIDO MELHOR UMA PESSOA PARA TER COLOCADO A FRENTE DE TAL SECRETARIA.
    AGORA VEM ELE CULPAR CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.
    SÓ LEMBRANDO QUE AINDA TEMOS POUCO MAIS DE 1 ANO E 10 MESES PARA TAL ADMINISTRAÇÃO.

  • Leandro

    Leandro

    Vamos aproveitar a reforma administrativa e incluir nosso pedido. Agora é a hora. Coisa simples de resolver.

  • Leandro

    Leandro

    Dona Délia olhe por nós apenas dois servidores!!! Chame a gente para conversar e saber o que está acontecendo. ESSA SITUAÇÃO É FÁCIL DE RESOLVER. O PLANTÃO DE SOBREAVISO JA EXISTE NA PREFEITURA É SÓ INCLUIR A GENTE.

  • Leandro Santos magrine

    Leandro Santos magrine

    Pura verdade e pura burocracia da prefeitura em regulamentar plantão de sobreaviso para nós trabalhadores só são eu e meu parceiro. Valor desprezível ao município. Quero muito trabalhar e preciso mas de graça não da pois tenho família para sustentar. Mas tenho fé que um dia essa situação sera resolvida e a população não correrá mais riscos no trânsito. Att Leandro Agetran

  • anna

    anna

    Tem que ter manutenção!! Os semáforos aumentaram na nossa cidade!! Diz a reportagem que os técnicos semafóricos não trabalham em regime de sobreaviso porque nunca foi implementada no município nenhuma indenização por plantão. Portanto, eles só têm expediente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Nossa, como assim!!! Já esta mais que na hora da gente ter esse profissionais o dia inteiro!! Sendo bem remunerados e recebendo horas extras!!! Com semáforos o povo não respeita, imagina sem !!