Temperatura sobe quase 20ºC e umidade relativa do ar despenca 57% em Dourados

Temperatura máxima passou de 35 graus na tarde desta segunda-feira e tempo seco motivou alerta por riscos à saúde humana

Temperatura máxima passou de 35 graus na tarde desta segunda-feira (Foto: André Bento)
Temperatura máxima passou de 35 graus na tarde desta segunda-feira (Foto: André Bento)

Dourados segue a passar por extremos climáticos. Nesta segunda-feira (12), num intervalo de pouco mais de 12 horas, a temperatura teve salto de quase 20ºC e a umidade relativa do ar despencou 57%, motivando alerta de atenção por riscos à saúde humana. 

Os dados são do Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, que hoje registrou temperatura mínima de 15.8ºC durante a manhã, às 6h24, e máxima de 35.6ºC no início da tarde, às 13h50.

Ainda conforme apurado pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, a umidade relativa do ar esteve em 78% às 6h24, mas caiu vertiginosamente para 21% às 13h54.

Nesse mesmo horário, o Boletim Guia Clima lançou alerta de estado de atenção. Isso porque, com umidade do ar acima de 30%, não há riscos para a saúde humana. Mas entre 30% e 20%, como no caso de hoje, é configurado “estado atenção”. De 20% a 12% a classificação vai para “estado alerta”, e abaixo de 12% já é estado de emergência.

“Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”, detalha o alerta divulgado no site da Embrapa Agropecuária Oeste. Ele detalha utilizar o critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar os riscos à saúde humana de baixos índices de umidade do ar.

De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), depois desse calorão, Dourados deverá ter queda acentuada de temperatura.

Para terça-feira (13) é previsto um dia parcialmente nublado com termômetros entre 15ºC e 26ºC. Na quarta-feira (14), porém, a mínima pode chegar a 5ºC e a máxima não passa de 20ºC. A partir de quinta-feira (15) a temperatura volta a subir, gradualmente, com 12ºC e 28ºC. Sexta-feira (16) deve ficar entre 16ºC e 31ºC, sábado (17) entre 16ºC e 35ºC e domingo (18) de 18ºC a 33ºC.  

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.