Umidade relativa do ar em Dourados tem índice próximo de estado de emergência

Alerta divulgado pela Embrapa aponta critérios da Organização Mundial de Saúde para definir riscos à saúde humana

Umidade relativa do ar tem índice próximo a estado de emergência em Dourados (Foto: Eliel Oliveira/Divulgação)
Umidade relativa do ar tem índice próximo a estado de emergência em Dourados (Foto: Eliel Oliveira/Divulgação)

A umidade relativa do ar despencou em Dourados nesta terça-feira (10). De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, às 12h44 o índice apurado foi de 15%, classificado como “estado de alerta” por riscos à saúde humana, conforme critérios estabelecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Abaixo de 12%, a situação passa a “estado de emergência”. 

Segundo o Boletim Guia Clima, atualizado com dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, já são 8 dias sem chuvas expressivas em Dourados. Com 102.5 milímetros de índice pluviométrico médio, setembro só acumula 7.1 milímetros, até agora.

“Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”, detalha o Guia Clima.

Além de seco, com umidade relativa do ar máxima de 67% às 5h15, Dourados também enfrenta um dia quente, a exemplo do que ocorreu na segunda-feira (9), quando os termômetros atingiram 38.3ºC às 13h27, maior temperatura desde 2019 começou. Hoje, a mínima foi de 20.2ºC às 5h15 e a máxima já chegou a 37.7ºC às 12h24.

Também segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, houve alerta de atenção por causa da ocorrência de ventos fortes, de 33 quilômetros por hora às 13h04. Ontem as rajadas atingiram 44 quilômetros por hora às 12h23 e foram classificadas como muito fortes.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.