Unidades Básicas de Saúde de Dourados recebem reforço de vacinas de sarampo

  • Assessoria/Prefeitura
Foto: A. Frota
Foto: A. Frota

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Dourados recebem nesta terça-feira (17), reforço nos estoques de vacina contra sarampo e a indicação do Ministério da Saúde é que todas as crianças de seis meses até um ano recebam a imunização. O Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde de Dourados tem intensificado a vacinação, desde agosto, quando a doença voltou a registrar casos no país.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (13) apontam que o sarampo registrou 3.339 casos confirmados em 16 estados, entre 16 de junho e 07 de setembro. A maioria dos casos confirmados, 97,5%, está em São Paulo (3.254 casos), seguido do Rio de Janeiro (18), Pernambuco (13), Minas Gerais (13). Mato Grosso do Sul tem um caso confirmado da doença no período.

A indicação de vacinar crianças de seis meses até um ano contra a doença é a medida preventiva chamada “dose zero”, que indica a dose extra nesta faixa etária.

Conforme Edvan Marcelo de Morais, diretor do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), a dose zero não excluirá a necessidade das vacinas contra sarampo já previstas no Calendário Nacional de Vacinação a crianças entre 12 e 15 meses.

A vacina contra o sarampo é conhecida como tríplice viral, pois previne também contra rubéola e caxumba.

Dados do Núcleo de Imunização apontam que neste ano já foram vacinadas 2.439 crianças em Dourados na faixa etária de seis meses a um ano. Durante todo o ano de 2018, o município de Dourados vacinou 3.531 crianças de até um ano de idade contra o sarampo.

Para o diretor do Núcleo, a população tem atendido ao chamado da “dose zero”. Ele ressalta que adultos até os 29 anos devem ter recebido comprovadamente duas doses da vacina contra o sarampo. Adultos com idade entre 30 a 49 anos também devem ter recebido dose da tríplice viral de forma comprovada. Acima de 49 anos não é necessário receber a imunização.

Adultos e crianças que necessitam tomar as doses ou possuem dúvidas quanto à necessidade da imunização, devem comparecer a Unidade Básica de Saúde da sua região com documento pessoal e carteira de vacinação em mãos.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, as crianças são as mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo. A incidência de casos em menores de 1 ano é 9 vezes maior em relação à população em geral, o que reforça a necessidade dos pais estarem atentos a imunização dos menores.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.