Vereadores propõem projeto de lei que proíbe prefeitura de decretar lockdown

Proposta dos vereadores Juscelino Cabral (DEM) e Laudir Munaretto (MDB) estabelece obrigatoriedade de autorização da Câmara sob pena de improbidade ou abuso de autoridade

Projeto de lei foi proposto hoje pelos vereadores Juscelino Cabral (DEM) e Laudir Munaretto (MDB) (Foto: Divulgação/Câmara de Dourados)
Projeto de lei foi proposto hoje pelos vereadores Juscelino Cabral (DEM) e Laudir Munaretto (MDB) (Foto: Divulgação/Câmara de Dourados)

Os vereadores Juscelino Cabral (DEM) e Laudir Munaretto (MDB) apresentaram projeto de lei que visa proibir a Prefeitura de Dourados de decretar ‘lockdown’ ou aplicar toque de recolher como estratégia para impedir a disseminação do novo coronavírus ou qualquer pandemia, sem aprovação da Câmara Municipal, presidida pelo emedebista e com o democrata de primeiro secretário.

Leia também:
-Douradense processa prefeito para evitar vacina contra a Covid-19 e é condenado
-Dourados registra mais três mortes por covid-19 e número de vítimas sobe para 298

A proposta protocolizada no final da manhã desta sexta-feira (19), às 10h30, já foi distribuída aos demais parlamentares e indica ainda que o Executivo não poderá adotar medidas restritivas sem prévia apresentação de dados estatístico e científico que ratifiquem as deliberações.

Caso seja aporovado o projeto, só mediante autorização do Legislativo o prefeito poderá suspender qualquer atividade de trabalho, limitar reuniões de pessoas em espaços públicos ou privados -  bem como regulamentar a lotação máxima dos mesmos -, restringir a circulação de veículos particulares seja por rodízio por dia, final de placa e horário, exceto os casos já previstos no Código de Trânsito Brasileiro, restringir a entrega e saída de veículos do território municipal e adotar medidas de sanção pecuniária de forma contínua sem autorização prevista em lei.

Um dos autores do projeto, vereador Laudir Munaretto é o atual presidente da Câmara de Dourados (Foto: Divulgação)
Um dos autores do projeto, vereador Laudir Munaretto é o atual presidente da Câmara de Dourados (Foto: Divulgação)
“Em caso de necessidade de adoção de medidas restritivas de trabalho, fica estabelecido que a Prefeitura Municipal de Dourados deverá convocar para discussão junto ao Comitê de Enfrentamento a Pandemia, no prazo mínimo de cinco dias úteis, os representantes dos empregadores e empregados dos setores de alimentação, restaurantes, bares, turismo, hotelaria, lojista, profissionais liberais, shopping centers, mercados, atacadistas, lojas de conveniência, cooperativas de créditos, bem como, representante da Câmara Municipal”, prevê o artigo 3º do projeto de lei.

Em parágrafo único, a proposta detalha que nessa reunião deverão ser apresentados todos os embasamentos científicos, de histórico de dados estatísticos da saúde pública, “que fundamentem a necessidade de tal medida”. “Deverá ser comunicado também quais propostas de alternativa para que o sistema econômico não venha a colapsar no município”, prossegue.

Vereador Juscelino Cabral, um dos autores do projeto, é o primeiro secretário da Câmara de Dourados (Foto: Divulgação)
Vereador Juscelino Cabral, um dos autores do projeto, é o primeiro secretário da Câmara de Dourados (Foto: Divulgação)
Também é proposto que os representantes de cada entidade tenham direito de manifestação, presente física ou remotamente, nas reuniões.

Por fim, os vereadores Juscelino Cabral e Laudir Munaretto propõem que a não observância da lei, “além de desobrigar os munícipes do cumprimento de decretação de fechamento, caracterizará ato de improbidade administrativa e ou abuso de autoridade”.

Ativismo judicial

Entre as justificativas anexadas pelos parlamentares à proposta, está a de criar “uma forma de uso legal para dar fiel cumprimento a Lei 13.869/2019 – Crimes de Abuso de Autoridade”, bem como “evitar o enfrentamento desproporcional do uso da força policial contra o cidadão comum, fatos que tem aumentado substancialmente pelo Brasil (sic)”.

Eles pontuaram ainda que a lei “visa também combater o ativismo judicial onde membros do Ministério Público venham interferir na discricionaridade do Poder Executivo e Legislativo, cabendo a Casa de Lei, representantes eleitos pelo povo impedir tais medidas restritivas de liberdade”.

Isolamento desproporcional

“Sabemos que pelo mundo afora tais medidas de fechamento completo do comércio, ou com o uso falacioso de ‘atividades essenciais’, tem se revelado infrutíferas, comprovando que na maioria dos lugares onde se determinou a adoção de medidas de lockdown, toque de recolher e isolamento desproporcional, as taxas de contágio e morte dispararam, como por exemplo Argentina, São Paulo, Alemanha, etc.”, assinalam os vereadores douradenses.

Por fim, a justificativa ao projeto de lei cita “estudos da UFPE” segundo os quais “isolamento social severo, chamado ‘lockdown está associado com mortes por Covid”.

“Estatisticamente, quando o lockdown estava em 25%, a média de mortes estava entre 0 e 200 e quando estava em 55% de isolamento, atingiu marcas de 800 a 1000 mortos, estudo realizado em 39 dias”, relataram os parlamentares.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Cledson da Silva Lopes

    Cledson da Silva Lopes

    Parabéns? Que nada era só dizer ao prefeito se vc descumprir a constituição será impedido e acabou. Agora vai ficar pior, os vereadores vão criar um projeto de lei que terá mais valor do que a carta magna. É de se preocupar.

  • Ana Claudia

    Ana Claudia

    Parabéns !!
    A situação não esta fácil, mas fechar o comércio é piorar tudo! O povo precisa trabalhar!! Sou contra o lockdown, mas podiam usar o feriado prolongado e fechar tudo!
    Uns já vão estar curtindo feriado dia 1ª e essas pessoas com certeza vão se aglomerar no centro, creio eu que pra ver se ameniza, todos podiam para dia 1º e retornar dia 05, mas com muito rigor e ninguém de focinho pra fora de casa!!

  • Fabio Souza

    Fabio Souza

    Parabens aos vereadores, fechar o comércio só piora a situacao, as pessoas é que precisam se conscientizar, melhorar a fiscalização e punição seria ótimo.

  • klverson

    klverson

    Falou os peritos ou cientistas ou doutorados em epidemiologia ! SABEM DE NADA OQUE IMPORTA AGORA SÃO APENAS AS VIDAS !

  • Fabio Souza

    Fabio Souza

    Parabens aos vereadores, fechar tudo alem de não resolver trará o caos a nossa cidade, se cada um fizer a sua parte tudo vai ficar bem.

  • Manoel Roberto Fermino da Silva

    Manoel Roberto Fermino da Silva

    Parabéns Pres. LAUDIR e JUSCELINO! Sábia autoria de Lei, continuem esse lindo trabalho em prol da nossa Dourados. Dias melhores virão com decisões sensatas como estas de Vcs! SHOW ...