Vereadores rejeitam denúncias contra colegas acusados de tráfico de influência

As denúncias foram lidas em plenário na sessão desta segunda-feira (26) e em todos os casos houve 17 votos contrários a abertura de comissões processantes

Denúncias contra vereadores foram rejeitadas em votação no plenário da Câmara (Foto: André Bento)
Denúncias contra vereadores foram rejeitadas em votação no plenário da Câmara (Foto: André Bento)

A Câmara de Dourados rejeitou por unanimidade os pedidos de abertura de comissões processantes contra três vereadores acusados por suposto tráfico de influência para beneficiar assessores e familiares em projeto habitacional desenvolvido no município. As denúncias foram lidas em plenário na sessão desta segunda-feira (26) e em todos os casos houve 17 votos contrários.

Por questão regimental, apenas o presidente da Casa de Leis, vereador Alan Guedes (DEM), e o parlamentar alvo da denúncia, não puderam votar. As denúncias pesavam contra Aparecido Medeiros da Silva, o Cido Medeiros (DEM), Cirilo Ramão Ruis Cardoso, o Cirilo Ramão (MDB), e Romualdo Rodrigues da Silva, o Romualdo Ramim (PDT).

Conforme já revelado pela 94FM, na quarta-feira (21) foram protocolizadas na Casa de Leis denúncias contra esses parlamentares que citam Inquérito Civil Público instaurado pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) para apurar irregularidades na seleção de beneficiários no Projeto Lote Urbanizado, feito pela Agência Estadual de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul em convênio assinado com a Agência Municipal de Habitação de Dourados.

Contra Cido Medeiros, o denunciante afirma haver indícios de que a prática do crime de tráfico de influência ocorreu porque a coordenadora de um movimento social por moradia teria indicado a pedido do vereador uma assessora do mesmo para ser contemplada, “sem realização das triagens por assistente social da ONG Instituto Nossa Casa de Dourados, que apenas emprestou a documentação constituitiva a Municipalidade para a assinatura do convênio com o Governo do Estado”.

Quanto a Cirilo, a denúncia diz que ele indicou um assessor parlamentar para ser beneficiário do programa, também com a chancela da líder comunitária que preside o movimento social por moradia.

No caso de Ramin, o beneficiário do mesmo programa habitacional, por sua indicação, seria um assessor parlamentar lotado no gabinete de quem também seria primo de terceiro grau, além de outros parentes do mesmo.

Durante a sessão em que houve a leitura das denúncias, os três parlamentares rebateram as acusações, negaram o cometimento de qualquer irregularidade e alertaram para possível responsabilização do denunciante.

***Matéria editada às 09h05 para informar que foram 17 votos contrários, e não 18.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Jurandir

    Jurandir

    Com esse Vereadores Tudo da Situação (tudo do lado da Prefeitura) Dourados esta é FERRADO Agora, pois uma ou duas Andorinhas não fazem Diferença. Povo sem noção esse de Dourados, mas vai bater Panela para reclamar da Esquerda, dai todos Acordam Néeeee.

  • Sandra

    Sandra

    Imaginem! Dourados não tem políticos corruptos. É tudo gente de bem! E não duvidem que o povão reeleja dona Délia! Nossa cidade está maravilhosa!

  • Fernando Bernardi

    Fernando Bernardi

    Tudo com o rabo sujo, é claro que não vão investigar porque vai aparecer o nome deles próprios. Município jogado às traças, afundado na merda por causa dessa gestão.