13º salário: Dinheiro deve ser usado para pagar dívidas, sugere especialista

Vale lembrar que, na segunda parcela do décimo terceiro são descontados o Imposto de Renda, a contribuição do INSS e o FGTS

  • Agência Rádio

A economia do país deve movimentar cerca de 130 bilhões de reais com o décimo terceiro salário, neste ano. O valor representa quase três por cento de todas as riquezas produzidas no Brasil. A informação é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o DIEESE. A auxiliar de limpeza em Brasília, Ana Paula Araújo, de 35 anos, conta que o décimo terceiro já está comprometido com o pagamento de contas, antes mesmo de recebê-lo. "Eu acho que você tem que pegar o seu décimo terceiro salário dá para mim. Porque o meu é muito pouco. O meu não vai dar nem para pagar as contas. Eu guardaria se sobrasse", brincou Ana Paula.

O agente de segurança brasiliense, Roberto Carvalho, de 26 anos, espera usar o décimo terceiro para saldar dívidas e renovar o guarda-roupas."O décimo terceiro eu vou pagar umas contas que estão atrasadas e o restinho vou comprar umas roupas, comprar um tênis. Serve para isso", contou.

Mas o décimo terceiro deve ser usado com cautela. Segundo o especialista em Economia da Universidade de Brasília, Flávio Basílio, o momento é bom para quitar dívidas. Ele explica ainda que o aumento recente da taxa de juros contribui para negociar débitos como empréstimos ou financiamentos. "A melhor opção para o trabalhador é pagar sua dívida. Esse ano tem uma vantagem maior. Quando a CELIC chegou próximo de sete e meio, muita gente se endividou e agora como a CELIC está maior, este diferencial na taxa de juros volta a favor do trabalhador. As pessoas que não estão endividadas deveriam procurar boas formas de aplicação. Uma boa alternativa chama-se Letra de Crédito Agrícola. A vantagem é que ela tem rendimento muito próximo da CELIC, melhor do que a maioria dos CDBs de bancos e ela não paga Imposto de Renda."

A lei trabalhista prevê que o décimo terceiro salário deve ser pago em duas parcelas. A primeira até novembro, e a segunda, em dezembro. Vale lembrar que, na segunda parcela do décimo terceiro são descontados o Imposto de Renda, a contribuição do INSS e o FGTS. De acordo com o ministério da Previdência Social, só o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro aos beneficiários do INSS deve injetar na economia país mais de 11 bilhões de reais este ano.