Expedição avaliará lavouras de nove municípios de Mato Grosso do Sul

Características do solo, qualidade da planta, pragas, logística e outros fatores que influenciam na produção e da soja serão avaliados

 

Após percorrer municípios de Rondônia e Mato Grosso a expedição Soja Brasil, que identifica problemas e características nas lavouras brasileiras, chegará em Mato Grosso do Sul no dia 18 de novembro. Os técnicos viajam as regiões produtoras de grãos do País farão diagnóstico das plantações de soja em nove municípios de MS. Posteriormente, debaterão com produtores rurais da região de Dourados as “Perspectivas e desafios da safra”, durante o Fórum Soja Brasil, no anfiteatro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no dia 21 de novembro, às 15h. 

Características do solo, qualidade da planta, pragas, logística e outros fatores que influenciam na produção e comercialização da soja serão avaliadas pelo Soja Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a expedição inicia pelas plantações de Chapadão do Sul, no dia 18 de novembro, e segue para São Gabriel do Oeste e Campo Grande (19), Maracaju e Rio Brilhante (20). O Fórum Soja Brasil acontecerá em Dourados, onde será apresentado uma prévia das análises. E o roteiro segue nas lavouras de Caarapó (21), finalizando as tarefas no Estado com o Raio-X das produções de Naviraí e Mundo Novo (22).

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), Almir Dalpasquale, além das inovações técnicas no campo, a equipe do Soja Brasil poderá relatar a insegurança jurídica presenciada pelos produtores do Estado. “Durante o levantamento, os técnicos vão verificar que o volume de chuvas e o clima do Estado contribuem para o bom andamento do ciclo 2013/14 e garantem excelente produtividade da soja. Mas também conhecerão de perto o cotidiano de produtores que vivem com insegurança jurídica devido a omissão da União e estudos injustificáveis de demarcação de terra”, enfatiza Dalpasquale.

Realizado pelo Canal Rural e Aprosoja Brasil, em Mato Grosso do Sul, o Soja Brasil tem apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Aprosoja/MS, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e UFGD.