“Assistentes sociais e psicólogos em escolas podem evitar tragédias”, afirma Marçal

Marçal acredita que profissionais da saúde mental e da assistência social podem auxiliar nos conflitos estudantis

  • Assessoria/AL-MS
Marçal acredita que profissionais da saúde mental e da assistência social podem auxiliar nos conflitos estudantis (Foto: Luciana Nassar)
Marçal acredita que profissionais da saúde mental e da assistência social podem auxiliar nos conflitos estudantis (Foto: Luciana Nassar)

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB), ao subir na tribuna da Casa de Leis nesta manhã (14), falou sobre a tragédia que ocorreu ontem (13), na cidade de Suzano, em São Paulo (SP). “Aqui instituímos a Frente Parlamentar de Apoio a Criança e ao Adolescente, e o incidente de ontem na Escola Raul Brasil, em Suzano, que resultou em dez mortos, nos faz refletir sobre o que pode ocorrer quando o bullying é exercido de forma contumaz, gerando problemas existenciais, aliados a base familiar destruídas. Infelizmente a atuação da família tem resultado direto nas tragédias, já que os valores familiares e cristãos deixados de lado promovem fatos como esse”, considerou o parlamentar.

Para Marçal Filho também é preocupante o aumento do número de transtornos mentais e a liberdade adquirida pelas pessoas no uso da internet. “Nem todos buscam tratamento e por conta da rapidez e estresse do cotidiano acabam desenvolvendo algum tipo de transtorno mental. A internet é um território sem lei, onde todos fazem o que bem querem, inclusive promovendo o ódio e planejando crimes, como o que aconteceu ontem em que foram achadas postagens na rede dos criminosos. A escola deve ser preservada e a questão psicológica das crianças também deve ser cuidada. Sabemos que a responsabilidade é dos pais, mas com as famílias desestruturadas, as escolas podem ajudar. Assistentes sociais e psicólogos em escolas podem evitar tragédias”, destacou o deputado.

O deputado Herculano Borges (SD) acredita que vários projetos podem ajudar os estudantes a terem mais segurança nas escolas. “Temos que divulgar a derrubada do veto total na CCJR ao Projeto de Lei 174/2018, de autoria do ex-deputado Maurício Picarelli (PSDB), que autoriza a realização de atividades do Serviço Voluntário de Capelania Escolar, na Rede de Ensino do Estado. Quando o diretor percebe problemas nos alunos ele pode pedir a ajuda de um capelão e isso não onera as escolas. Há necessidade de ações como essas nas escolas. Estou à disposição para debater e contribuir com esse tema”, afirmou.

Projeto de Lei – O deputado Marçal Filho também apresentou nesta manhã (14) Projeto de Lei que obriga o ressarcimento integral dos danos, além do pagamento de indenização correspondente a duas vezes o valor do prejuízo causado por aquele que pichar, vandalizar ou depredar patrimônio público o particular, no Estado.

Se proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário, torna-se lei e entra em vigor na data de sua publicação.

O autor do projeto considera que o proprietário do patrimônio violado não deveria arcar com os custos da depredação do bem. “Muitas vezes o proprietário é quem custeia o dano sofrido. Com o objetivo de corrigir essa injustiça, já que a pichação, depredação e vandalismo são crimes, proponho que quem cometer estes atos ilícitos deve arcar com o ônus pela reparação integral dos danos”, explicou.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Lívia Castro Berro

    Lívia Castro Berro

    Profissionais de Psicologia e Assist. Social eram para estarem em escolas, trabalhando junto com a equipe pedagógica, famíliares dos estudantes, entre outros, mas não é isso que temos, no máximo em escola particular tem 1 psicólogo para toda escola, e na escola pública não existe.

  • Maritania

    Maritania

    Vamos lutar sim por psicólogos e assistentes sociais para dar suporte as escolas .

  • Clara

    Clara

    Sem dúvida, uma escola com orientação de profissionais das áreas psico-social fariam uma grande diferença no comportamento grupal !!

  • Solange Cavalheiro

    Solange Cavalheiro

    Com certeza grande ideia , trazer ao conhecimentos dos pais,porque seu filho está agindo da maneira que age. Muitas vezes seus pais nem percebem que seu ou seus filhos estão com dificuldades psicológicas em sofrimento queuitas vezes já vem de casa. Espero que os pais não tercerizem ainda mais a educação de seus filhos diante dos profissionais. Muito válido esse projeto.

  • Alessandra Paixao

    Alessandra Paixao

    Acho de grande importância para as escola esses profissionais, deste que nao seja apenas um faz de contas eles nas escolas, por exemplo que nem o psicólogo ou o assistente social fique responsável por 10 escolas, que cada instituicao tenha o seu psicologo ou assistente social.

  • Ana Rita  de lima ataujo

    Ana Rita de lima ataujo

    E claro que faz toda diferencia.
    É dois profissionais de multidisciplinar de Grande impotancia numa escola

  • Shirley das Dores de Oliveira Silva

    Shirley das Dores de Oliveira Silva

    Com certeza fará a diferença termos uma equipe discipilinar contendo assistente sociais e psicólogos.

  • Rita

    Rita

    Sou psicóloga e pedagoga, atuo em clínica e sou professora em uma escola pública. A demanda de alunos com problemas psicológicos cresce a casa dia. Psicólogos e assistentes socisis nas escolas pode contrbuir significativamente para a melhiria da saúde mental dos alunos e o engajamento das famílias.

  • Luciana

    Luciana

    Boa Noite! Sou Assistente Social. No meu entender, o trabalho de uma Assistente Social é fundamental em todas as áreas. Espero, que essa lei seja aprovada e possa ser concretizada. O trabalho do Serviço Social ( Assistente Social) sendo valorizado, essa e uma labuta que enfrentamos todos os dias.

  • Gláucia

    Gláucia

    Penso que é de extrema importância uma equipe interdisciplinar de apoio dentro do ambiente escolar.
    Mas afirmar que apenas assistentes sociais e psicólogos nas escolas podem evitar tragédias, como a de Suzano, no meu entendimento seria reduzir as questões sociais apenas dentro da escolar, como também colocar nas mãos destes profissionais situações gravíssimas que exigem políticas intersetoriais que envolvem atores de diversos conhecimentos, além do envolvimento não apenas do aluno, profissionais da escola e familiares, mas de toda a comunidade, toda sociedade e de políticas públicas mais eficazes, como de emprego, segurança, saúde, assistência social.
    Sou assistente social e trabalho em uma escola, faço parte de uma equipe interdisciplinar composta pelo serviço social, psicologia e terapia ocupacional, fazemos um excelente trabalho, temos ótimos resultados, entretanto temos vários limites e evitar tragédias/massacres temos consciência que não é apenas de nossa competência.

  • Lucilda

    Lucilda

    Sou pedagoga e psicóloga. Este ano o Diretor me colocou pra dar assistência psicológica e psicopedagogica na escola. Impressionante como as crianças estão necessitando de um apoio psicológico. Um psicólogo realmente faz a diferença.

  • Magda Ferreirinha

    Magda Ferreirinha

    É fantástico!!!!
    Tem uma empresa é obrigatório um Contabilista
    Execuções tem que ser concretizada por agente de execução
    Agora vamos ao encaixar Assistentes sociais e psicólogos,
    Pensem lá quando é que começa a ser obrigatório pelo menos um jurista em cada escola, para que os meninos tenham noção do que é um sistema social e jurídico, com acções periódicas sobre civismo, criminalidade, etc etc, para a prevenção da criminalidade e preparação de homens íntegros.

  • Eurídice Monteiro

    Eurídice Monteiro

    Parabéns ao deputado pela iniciativa, total apoio. Sou assistente social e sou muitíssimo a favor de que tenha uma equipe psicossocial na educação, pois no período em que era conselheira de escola no segmentos de pais pude perceber a necessidade desses profissionais nas escolas. Meu sonho de consumo, irei me sentir realizada quando a lei for aprovada. Infelizmente precisou acontecer essa tragédia para alguém se manifestar a respeito.

  • Katia

    Katia

    Parabéns pela iniciativa do deputado, já passou da hora de discutir este ponto, pois quanto tempo estamos tentando alerta o que já era previsível, portanto as escolas não só precisam dos profissionais, mas condições de trabalho tbm, pois não adianta colocar os profissionais e deixar em condições precárias para desenvolver os trabalhos 😉.

  • Luciana

    Luciana

    Até que enfim se vê a necessidade de psicólogos nas escolas...

  • LUCIETE NEVES

    LUCIETE NEVES

    SOU NEGRA, QUILOMBOLA PESCADORA ARTESANAL, SOFRI JÁ SOFRI BULLYING POR TUDO ISSO E ATÉ POR SER GORDA NO AMBIENTE EDUCACIONAL, ISSO MIM REPRIMIU BASTANTE EU SUPEREI DEVIDO A UMA FAMÍLIA QUE SEMPRE MIM ACONSELHOU. FIZ TRABALHO REFERENTE ATE VIÉS E SEI QUE SOMOS EFICAZES OS ASSISTENTES SOCIAIS TEM A METODOLOGIA NECESSÁRIA PARA ATUAR NO AMBIENTE ESCOLAR COMO ORIENTADORA DAR DIRECIONAMENTO AOS DOCENTES .PARTICIPANDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO QUE SE INICIA NA ESCOLA. PARABÉNS DEPUTADO ATÉ QUE FIM... 💆‍♀️

  • Simone Cristina

    Simone Cristina

    Sou assistente social e penso que se esta lei já estivesse sendo cumprida seria muito importante para a educação em todos os âmbitos. Ter profissionais como psicólogo e assistente social na escola ajudaria e muito aos profissionais da educação a conviver de forma mais tranquilo com situações que os colocam muita das vezes em adoecimento.

  • DYANNA Fernandes

    DYANNA Fernandes

    Apoadissimo. Sou psicóloga e sei bem cm um profissional dessa área faz total diferença nas escolas, no tempo do meu estágio acompanhei de perto. De cm as escolas que precisam desse olhar diferenciado nas vida das crianças, dos jobens, adultos e os funcionários! Ele precisam de apoio! E sei que existe profissional de excelência. Num foi a toa que passamos 5 longos anos aprendendo . E precisamos ser valorizados mas isso depende dos nossos representantes que faça valer a pena os nossos esforços tbm. Agradeço deputado pela sua iniciativa. E vamos a lutar...

  • janielle Almeida da Silva

    janielle Almeida da Silva

    Concordo plenamente, tá de parabéns o deputado. Pois a lei pra assistente social nas escolas já existe só não é cumprida. Mais com o apoio dos demais quem sabe isso pode vir acontecer, escolas realmente precisam de assistência social e psicologia. Isso iria ajudar muito..

  • Vânia Regina M A de Sousa

    Vânia Regina M A de Sousa

    Parabéns ao nobre deputado pelo projeto,sou assistente social e sou a favor que tenhamos assistente sociais, Psicologas nas escolas,se a lei que já existe, estivesse sendo comprida a realidade dos nossos jovens e suas famílias seriam bem melhores, e muitas tragédias seriam evitadas.

  • Ângela Tavares

    Ângela Tavares

    Parabéns ao deputado, concordo plenamente
    Só temos a ganhar....família, escola e sociedade.
    Sou assistente social, apoio seu projeto

  • Jacira Lacerda

    Jacira Lacerda

    Concordo plenamente com a inserção de Assistente Social nas escolas. Pois as famílias destas crianças geralmente encontram-se em vulnerabilidade social.Cabendo ao profissional fazer um trabalho de campo com a reestruturação famíliar evitando que episódios violentos como este possam se repetir...

  • Eliane Almeida

    Eliane Almeida

    Bom dia!
    Concordo parlamentar um assistente social e um psicólogo tem um olhar específico para cada caso, contribuindo adequadamente antes que que seja ao ponto extremo como vimos aí. Tratamento e acompanhamento é a solução.

  • Penha Maria da Silva

    Penha Maria da Silva

    Concordo , as escolas precisam deste apoio sim.. Os profissionais Assistente Social e psicólogos irão trabalhar no perfil de cada aluno e com famílias.Conhecer a realidade fora da escola e criar projetos para inclui_las. E muitos outros pontos positivos .

  • Roque

    Roque

    Temos uma lei federal que insere o profissional do serviço social dentro das escolas. Mas aqui é Brasil, nada se cumpre.

  • Luciana Alkmim

    Luciana Alkmim

    Bom dia, sou psicóloga faço um trabalho juntamente com a assistente social em um escola de necessidades especiais em um projeto chamado '' CENTRO DIA" e vejo como as nossas intervenções e acolhida faz a diferença.Por fim , quero parabenizar o deputado pelo apoio da lei.

  • Maria Gamboa

    Maria Gamboa

    Concordo plenamente com o Deputado.
    Tens todo o meu apioi

  • Claudia Lemes dos Santos

    Claudia Lemes dos Santos

    Concordo com a presença dos profissionais Psicologos e Assistentes Socias dentro das escolas entegrados junto ao quadro de profissionais já existentes. Acredito que esses profissionais podem desenvolver projetos para exercicios de rodas de conversas com as crianças e adolescentes, em triagem de pequenos grupos rotativamentente e diariamente até atingir o número de alunos total. Assim podem extrair opiniões , problemas dentro do ambito familiar , conflitos internos, quadros deprecivos , problemas com alcool e drogas ou seja conhecer os alunos e suas opiniões sobre diversos assuntos descontruindo alguns conceitos podendo dar suporte aos mesmos através de um trabalho em conjunto com a rede externa CRAS , CREAS, SASF, CAPS e outros equipamentos. Também a equipe interna como , professores e todos profissionais da educação. Não temos outra solução a não ser mudar o metodo de ensino adequando a nova geração que vem acompanhada da tecnologia e midias. Se continuar com esses metodos de ensino patriarcais a tendência é piorar e alimintar mas violências dentro das escolas e fora delas.

  • Lizeth Telesca

    Lizeth Telesca

    Concordo plenamente e apoio o projeto do deputado .Que os demais deputados votem com consciência e com o coração para que tragédias como esta em Suzano possam ser evitadas .As famílias certamente agradeceram .

  • Priscilla Azevedo

    Priscilla Azevedo

    Tbm acho mais falta empenho dos mesmos para isso não acontecer, os proficionais em algumas escolas não querem nem
    Saber sobre o que acontece, passsndo panos quentes .

  • Iacy Ramalho de Moura Resende

    Iacy Ramalho de Moura Resende

    O papel do Assistente Social na escola, não é apenas se preocupar com o aluno que está na escola, mas também observar além do muro, ou seja, investigar a estrutura familiar daquele estudante e daí, partir para um trabalho em conjunto com a equipe multidisciplinar, com o objetivo de minimizar os efeitos causados pelos problemas encontrados.

  • JuscelineTereza de Souza Ferreira

    JuscelineTereza de Souza Ferreira

    Sou assistente social e concordo plenamente com os projetos do deputado . .

  • heloisa Helena de Almeida Martins da

    heloisa Helena de Almeida Martins da

    concordo plenamente pois sempre falo tem que ter assistente social nas escolas

  • Ana Cláudia Furlan

    Ana Cláudia Furlan

    Se faz necessário!!
    Hoje o adolescente estão sofrendo muira pressão. É importantíssimo que proficionais do Serviço Social e psicologos trabalham com esses jovens e tudo que o cerca.
    Fiquemos atentos a saúde mental de nossas crianças.
    Está faltando somente a boa vontade e atenção de nossos governantes.

  • Marlivalda Nascimnto

    Marlivalda Nascimnto

    Finalmente, um parlamentar entende que uma escola composta por uma equipe multidisciplinar dentre estes o assistente social e o psicologo tende a contribuir ricamente para que situações como essa tragedia em Suzano seja evitada. Como assistente social apoio essa causa!

  • Rute Rangel

    Rute Rangel

    Concordo plenamente com o projeto de enserir Assistente. Social, e psicólogos na instituição de ensino, os Assistente Social são preparados para atender as demandas inerentes a Criança e adolescentes e família.

  • Socorro Cunha

    Socorro Cunha

    Concordo plenamente com a iniciativa do sr Deputado

  • Ana  Maria Grandi

    Ana Maria Grandi

    Concordo plenamente,pois sou formada em Serviço sociial e sempre achei q escolas deveriam ter esses dois profissionais pra q não aconteça esse tipo de fatalidades orientando pais e o próprio adolescente

  • Margarida

    Margarida

    Concordo, pois tanto o Assistente Social como o Psicólogo só irão somar junto à equipe escolar para que crianças, jovens e adolescentes possam se desenvolver não só na parte intelectual como também na humana, social e psicológica.

  • Rita maria sales

    Rita maria sales

    CONCORDO PLENAMENTE

  • Luciene Lopes

    Luciene Lopes

    Concordo, com o deputado e torço para que isso aconteça.

  • Janair oliveira

    Janair oliveira

    Assistente Social nas escolas vai buscar solucoes e atribuir suas competencia de forma que o aluno reflita o sei proprio erro e tenha alternativas boas para conviver melhor no ambiente escolar.

  • Keila

    Keila

    Opa, finalmente alguém falou algo oportuno e prático em relação a esta tragédia. É fato que falta estrutura para muitas famílias, nestes casos o poder público tem que intervir. Nada melhor do que a escola identificar essa necessidade e o aluno/família contar com a ajuda destes profissionais. Parcerias com instituições religiosas que fazem um trabalho sério são bem vindas.

  • Maria de Lourdes

    Maria de Lourdes

    Concordo com depultado, e que ele aprove uma lei para qie todas escolas tenha um psicólogo e uma assistência social .

  • Geisa Da anunciação Oliveira Cavalcante

    Geisa Da anunciação Oliveira Cavalcante

    Concordo com o deputado Marçal, pois o mesmo reconhece as responsabilidades dos pais e o quanto tem sido desestruturadas as relações familiares. Essa lamentável realidade brasileira precisa urgentemente ser mudada. E acredito que a intervenção de profissionais pode ser significativo nesse contexto cada dia mais assustador.

  • Isa

    Isa

    KD os pais dos jovens que cometeram o crime?

  • Regina Aparecida Ferreira

    Regina Aparecida Ferreira

    Também concordo plenamente com o Sr. Hoje às crianças e adolescentes estão entrando dentro da internet e os casos vem aumentando a cada dia aprovadíssimo

  • Nerciene almeida

    Nerciene almeida

    Exelente propostas deputado. Sem duvida ha uma necessidade grande da presenca desses profissionais nas escolas, pois esses podem contribuir para a solucao de diversos problemas inerentes ao psicossocial dos alunos, bem como, fazer os destruidores de patrimonio publico, serem responsaveis pelos atos cometidos.

  • Jeane santos

    Jeane santos

    Concordo plenamente. Sempre fui a favor de Assistente social nas escolas, inclusive estou a disposição esperando a oportunidade de emprego na área. Obrigada!!!

  • Ana

    Ana

    Não por acaso, eu, Assistente Social em conjunto com uma colega, psicóloga, criamos o Projeto CONHECER MAIS PARA EDUCAR MELHOR, que deve ser realizado nas Escolas e comunidades, onde, além de questões sociais, trataremos da aplicação da Lei, de como entender a Lei da alienação parental, por exemplo, que é um bulling intrafamiliar, como educar sem bater, com argumentação, com medidas disciplinares, com limites e regras... Nosso projeto atinge tbm as crianças e adolescentes, no sentido de que estes entendam sua condição de ser em desenvolvimento e que, quando pais, professores, rede de proteção, intervém, é pq a situação exige e sempre em busca do melhor... meu contato, para orientação e esclarecimentos... [email protected]...

  • Gisele Mendez

    Gisele Mendez

    Para intervir nessa realidade do cotidiano dos alunos e das famílias. O Assistente Social é um profissional de extrema importância, para contribuir na formação de uma sociedade com mais justiça e na garantia dos direitos.

  • Izabel.

    Izabel.

    Não valorizam nem os profissionais q já existem dentro das escolas que trabalham com afinco e sem infraestrutura , insalubre , inseguro , etc etc , como vão arcar com outros profissionais que realmente fazem falta ?

  • Nara livia

    Nara livia

    Concordo plenamente.Pois o serviço social trabalha em parceria com a família e as crianças e adolescentes passam Boa parte do seu tempo na escola...Onde esses profissionais inseridos nas escolas podem identificar possiveis problemas oriundos no seio familiar.Todo meu apoio

  • Viviane Beatriz Batista de Araújo

    Viviane Beatriz Batista de Araújo

    Concordo plenamente com o Deputado!

  • Karla Polyana Castro

    Karla Polyana Castro

    SEGUE O ACOMPANHAMENTO DO PL 3.688/2000
    Dispõe sobre a prestação de
    serviços de psicologia e serviço social nas escolas públicas de
    educação básica
    Apresentado em 2000 na
    Câmara Federal de autoria do deputado José Carlos Elias
    (PTB/ES).

    Tramitou Câmara entre 2000 e 2007
    na Comissão de Educação e Cultura
    (CEC) e na CCJC, com êxito na sua aprovação.
    No Senado tramitou e foi aprovado
    nas Comissões de Educação (CE) e
    Assuntos Sociais (CAS) entre 2007 e
    2009.
    Foi apreciado e aprovado no Plenário
    do Senado em dois turnos em 2009/2010

    De acordo com o regimento interno,
    o projeto retorna à Câmara, casa de
    origem, tendo em vista que houve
    emendas no Senado.
    Em 2010 o PL retornou à Câmara
    para retomar a tramitação na CSSF,
    CE e CCJC.
    Aprovada na CSSF em abril/ 2012.
    Aprovado na CE em julho/ 2013.
    Aprovado na CCJC em julho/2015.
    Considerando a sua aprovação nas
    comissões da Câmara e do Senado, o
    PL encontra
    -se pronto para
    apreciação pelo plenário da Câmara,
    última etapa de apreciação e votação.
    Sendo aprovado seguirá para sanção
    presidencial.
    Existe requerimento de
    parlamentares, solicitando inclusão
    na Ordem do Dia da Câmara.

  • Conceição Cintra

    Conceição Cintra

    Em muitos países assistentes sociais e psicólogos fazem parte da equipe escolar. No Brasil poucas escolas dispõem. Está na hora de incluir.

  • Josenir

    Josenir

    SOU ASSISTENTE SOCIAL E JA A EDUCAÇÃO CLAMA POR ESTES PROFISSIONAIS. TIRO A CHAPÉU PARA O DEPUTADO.

  • Genilda Pinheiro

    Genilda Pinheiro

    Sou professora há mais de 20 anos e sofro muito conta tamanha negligencia com os professores e nossos alunos. Concordo plenamente com esse projeto, precisamos ajudar nossas crianças desda educação infantil. Para que tenhamos menos transtornos futuro. A prevenção é tudo.

  • Jorlézia Lemes Duarte

    Jorlézia Lemes Duarte

    Concordo plenamente com o Deputado, é um excelente Projeto. Sou Assistente Social, o nosso trabalho é de ponta, o principal programa e o PAIF, (Programa de Atendimento as Famílias), seu objetivo e prevenir situações de risco social, buscando fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

  • Josenilda Freitas

    Josenilda Freitas

    Concordo com o deputado, sou Assistente Social e creio que juntas ou seja ,uma esquipe disciplinar podemos contribuir com a educação das ,crianças e adolescentes e jovens.
    Sou voluntária numa Escola e vejo quê contribuímos muito pois há muitas demandas.

  • Gabriela

    Gabriela

    Sempre comentei sobre isso..são profissões de extrema necessidade nas escolas públicas e privadas tmb..as pessoas precisam entender q(nós)assistentes sociais não levam sopinhas pra moradores de rua e somos essenciais na sociedade.

  • Daiane Novaga

    Daiane Novaga

    Assistentes Sociais e Psicológos são fundamentais dentro de uma instituição de ensino. Ótimo posicionamento.

  • João Inácio Ferreira Júnior

    João Inácio Ferreira Júnior

    Apesar do discurso conservador e desconexo com a realidade, uma vez que não temos famílias desestruturadas, e sim famílias com a capacidade protetiva fragilizadas, a fala é importante. É urgente a necessidade dos assistentes sociais e psicólogos para intervir, mediar os conflitos dentro do universo escolar, os professores acabam fazendo isso, e muitas vezes orientados pelo próprio juízo de valor de cada um. Seria importante as comunidades que ficam nos entornos das escolas requererem tais profissionais nas escolas, tem que fazer pressão.

  • Laila

    Laila

    Sou Assistente social trabalho na área educacional cumprindo outra função,mas observo todos os dias acontecimentos que poderiam ser evitados,acredito que os Projetos são favoráveis e realmente trabalhando em conjunto evitaremos muitos conflitos.PARABENS DEPUTADO,vc e inteligente e consegue perceber a importância do nosso trabalho.

  • Roseni Valadão

    Roseni Valadão

    Boa tarde, concordo plenamente com esses profissionais em escolas, só assim conseguimos evitar vários conflitos!!

  • Daiane Rodrigues

    Daiane Rodrigues

    Me permita fazer uma correção: Profissionais do Serviço Social e não da Assistência Social, pois esta última é uma Política Pública, que juntamente com saúde e previdência social, compõe o tripé da Seguridade Social.

  • Anna Hellen

    Anna Hellen

    Toda instituição principalmente instituição de ensino necessita destes profissionais

  • Conceição

    Conceição

    Sem dúvida, assistente social nas escolas terá como identificar , planejar e intervir nas questões sociais existentes.
    Fiz meu TCC nesse tema e a experiência foi ímpar.

  • Myrthes Maria Matos Dantas

    Myrthes Maria Matos Dantas

    Concordo plenamente e acredito que muito pode ser feito a respeito. A saúde mental do brasileiro vem demandando cuidados especializados numa demanda que cresce progressiva e constantemente, entretanto, as profissões de Assistente Social e de Psicólogo não são valorizadas ou reconhecidas em suas atribuições sociais como seria ideal. Existem, inclusive, profissionais da Educação que são contrários a presença de psicólogos na escola. Esse projeto, se conseguir pelo menos incitar a discussão a respeito do tema, já terá grande validade e importância.

  • Ildair Barbosa Novaes Gomes

    Ildair Barbosa Novaes Gomes

    Parabéns deputado pela iniciativa,sou assistente social e sempre pensei como o deputado,penso que a sugestão do projeto tem que fazer valer conte comigo

  • Maria Cristelma Gomes da Silva

    Maria Cristelma Gomes da Silva

    Sou assistente social e concordo que precisa ter sim assistentes sociais, psicólogos e agentes de saúde trabalhando em conjunto com familias dos alunos nas escoloas. Evitariam grandes tragédias como essa.

  • Liliane Xavier da Conceição

    Liliane Xavier da Conceição

    Concordo com o senhor plenamente 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • Marcy Veloso de Mesquita

    Marcy Veloso de Mesquita

    Finalmente um cidadão de bom senso.
    Alguém com lucidez fala em medidas que com certeza trará bons resultados.
    Parabéns!!!

  • Jane.

    Jane.

    Apoiadissimo, conflitos de casa que são levados pra escola e vice versa...

  • Tádna Fernandes

    Tádna Fernandes

    Ta acredito que seja de extrema importância o envolvimento de profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas escolas, pois, isso auxiliará os alunos pais de alunos e funcionários tb #euapoioessacausa

  • Magda Aparecida Batista dos Santos

    Magda Aparecida Batista dos Santos

    Bom dia!!!
    Muito bom esse projeto espero que seja mesmo votado, para que podemos ter justiça nesse país.
    Sou Assistente Social e seria ótimo mesmo poder atuar nas escolas junto a famílias,que precisam de um apoio é não sabem como lidar com tais situações.
    Vamos lutar juntos para que esse projeto não fique só no papel, mas que faça valer e que o secretario de segurança pública possa rever os erros e falhas no nosso sistema..

  • Magda Aparecida Batista dos Santos

    Magda Aparecida Batista dos Santos

    Bom dia!!!
    Muito bom esse projeto espero que seja mesmo votado, para que podemos ter justiça nesse país.
    Sou Assistente Social e seria ótimo mesmo poder atuar nas escolas junto a famílias,que precisam de um apoio é não sabem como lidar com tais situações.
    Vamos lutar juntos para que esse projeto não fique só no papel, mas que faça valer e que o secretario de segurança pública possa rever os erros e falhas no nosso sistema..

  • Geane

    Geane

    Também concordo que as escolas precisam ter assistentes sociais e psicólogos para ajudar essas crianças, que por algum motivo precisam de ajuda. Dando suporte necessário poderá evitar tragédias e de se tornarem adultos problemáticos. Apoiadissimo precisamos entrar com providência com as nossas crianças de hoje pois amanhã elas seram o futuro....

  • Adair Machado

    Adair Machado

    É de extrema importância o trabalho de profissionais de Assistente Social e Psicológico na Educação. Sou assistente social, com experiência na educação infantil , onde há muita demanda de desajuste familiar e precisamos compreender que a escola precisa ser vista como espaço sócio educativo.
    Ficamos consternado com o que ocorreu em Suzano.
    É preciso aplicar ação preventiva; pois estamos convivendo com uma geração muito ligada ao mundo virtual.

  • Amanda

    Amanda

    Gostaria de parabenizar o autor dessa ideia. E necessário ter sim um assistente social e um psicólogo . Para trabalhar em junto na escola . Onde podem diminuir o caso de Billings , de transtorno que algum aluno venha ate , problemas em casa . Gente é necessário esses profissionais nas rede escolares . Por favor q essa sugestão seja analisada com calma e carinho . Esses alunos e suas familia precisam desse apoio e dessa ajuda .

  • clarice nunes

    clarice nunes

    Sim exatamente materia perfeita vamos lutar por isso acompanhamento aos estudantes estudar cada cado tentar ajudar evitar tragedias como a ultina que aconteceu.

  • Edvania Maria Santos Soares

    Edvania Maria Santos Soares

    Bom dia! Parabenizo a publicacao porque o assistente social precisa permanecer na escola sim, conforme sua carga horaria, se responsabilizando de acompanhar o aluno caso tenha problemas na escola, fazer a visita domiciliar para averiguar o problema que existe na familia e buscando soluções e parcerias com outros profissionais, para que nao acontecer uma tragédia igual foi escola.

  • Vivian

    Vivian

    Gostaria de parabenizar o nosso representante pela sensibilidade da observação sobre o trabalho do Assistente social e psicólogos na escola. Alem disso, a proposta de reparação do dano causado as escolas, acredito que propostas como essas nos conduzem ao exercício fiel e proveitoso da nossa cidadania frente as várias questões sociais encontradas na comunidade escolar.

  • Kelly

    Kelly

    Verdade vamos investir nas crianças e jovens de forma mais rápida, para que não venhamos perde-los.

  • Cleunice

    Cleunice

    Concordo plenamente quê deve ter atuação nas escolas de assistentes social e psicológica São tempos de muitas informações nas redes sociais que são benéficas e maléficas para crianças, adolescente e jovens adultos.E os problemas estruturais familiar econômico ou nas relações familiar .quê contribui para os riscos de violência nas escolas ,intervenções preventivas e começo da solução.

  • Vanessa Santarelli

    Vanessa Santarelli

    Fui admitida em uma escola particular de renome e trabalhei durante muitos anos como Assistente Social. Pude atuar na mediação de conflitos, uso de drogas e álcool, conflitos familiares, bullying e tantas outras questões que necessitavam de intervenção social. De repente, do dia para a noite, a instituição resolveu "
    "extinguir" o cargo e só se manteve trabalhando quem pode ser remanejada para outra função, sem qualquer tipo de atribuição voltada ao Serviço Social. Pela minha experiência, afirmo que se isso fosse tornado lei, e obrigatória a contratação de um profissional por escola, seja esta estadual, municipal ou particular, muitas tragédias poderiam ser coibidas pelo nosso acompanhamento desde o iniciar das turmas....

  • Karem Geslanie

    Karem Geslanie

    Concordo Plenamente também!
    E apoio a aprovação desse Projeto!

  • Edite

    Edite

    Concordo plenamente com o deputado já existe o projeto de lei só os nossos políticos se tornarem mais humanos e pensarem realmente nos problemas que são enfrentados pelas crianças envolvendo a educação, porque sabemos que a presença desses profissionais na área da educação Irão desempenhar um trabalho multiprofissional que irá beneficiar os alunos e não irão auxiliar somente os alunos mais exercer um trabalho com a família e a comunidade. O problema é falta de vontade política para fazer as coisas funcionarem, e infelizmente tragédias como esse continuaram a existir.🤔😓

  • Dora

    Dora

    Concordo com o deputado, estamos passando por um período conturbado onde as crianças e jovens acabam por ficarem confusos diante de tantas informações que recebem diariamente, principalmente pela Internet, que expõe tudo o que é de bom e de ruim, sem filtros!! Ou seja, estes menores não tem noção de limites, e mesmo com pais preocupados e com algum poder de autoridade sobre os filhos, estes são muitas vezes influenciados fora de casa e pela mídia. As escolas devem sim ter assistentes sociais, psicólogos, mas que estes sejam competentes, e aos pais, atenção redobrada.

  • Claudia Leite

    Claudia Leite

    Concordo plenamente inclusive constar pessoas com coaching

  • Maria Batista de Lima

    Maria Batista de Lima

    Sim eu concordo que e preciso! urgentemente!um dia uma professora de escola pública me disse que meu neto precisava de atendimento picicologo pois tinha comportamento que mostrava desturbio!na época ele tinha 8anos de idade, hoje tem 25 e sempre foi problemático nunca foi feito nada vive mais preso, já matou , rouba, tá na cadeia em São Paulo, penso que se tivesse sido feito algo por ele quando ela falou não tava como ta !uma vez ele tava com um revólver em casa, roubado, quando perguntamos para que ele precisava ele respondeu que ia matar todos nós, talvez me salvaria pois fui eu que o criei a mãe os abandou ,eu sendo avó paterna meu filho veio com dois filhos para mim cuidar para ele,

  • Sandra Ricken.

    Sandra Ricken.

    Bom dia a todos, a paz precisando surgir nas ações das criaturas. Concordo com Assistentes Sociais, Psicologos atuando juntamente com a equipe multidisciplinar nas escolas, mas em primeira instância, as famílias precisam sentir necessidade ou fazer do dever de pais a decisão de cumprir suas obrigações, buscando está presentes nas escolas para lhe dar com as situações que ali ocorrem, buscando ajuda e ajudando. Precisa novos projetos e a liberdade de nossas crianças e adolescentes precisa ser revista, bem como ao uso da internet, jogos de violência deveria não ser liberados para uso dos menores.como tratar da paz, se há liberdade para a guerra e o uso do que a provoca?

  • Rosangela

    Rosangela

    Concordo plenamente com o deputado Marçal, esta lei já foi implantada dos profissionais se integrarem no ambito da educacao,mas infelizmente não atenderam e ficou só no papel.

  • Flávia Freire

    Flávia Freire

    A nossa nação precisa desses profissionais. Assistente Social e psicólogos, e também de mais segurança públicas nas escolas. Os alunos precisa se sentir seguros em estudar tranquilamente. Acredito no nosso presidente. Creio em Deus que o Brasil vai ser melhor país de uma nação de todos os tempos até agora já vivido.

  • Claudia Silva

    Claudia Silva

    Concordo plenamente com o deputado estadual Marçal Filho (PSDB), a inserção de profissionais Assistentes Sociais no âmbito escolar, vai ao encontro das necessidades e demandas desta sociedade, crianças e adolescentes precisam uma ausculta crítica de forma a intervir nesta realidade, dando-lhes a oportunidde de dialogar tanto com alunos, pais, professores e comunidade indo ao encontro da busca da ausencia dos pais e responsaveis no ambiente educacional, trazer valores perdidos de respeito, direito e deveres. Com palestras, orientacoes e intervir em situacoes que muitas das vezes educadores nao tem condições de tal atitude, saindo da sala de aula e dialogar com esta comunidade com visita domiciliar se assim necessário, para uma boa intervenção. Seria uma uniao de saberes, uma multidisciplinaridade envolvendo educadores, Assistente Sociais, Psicólogos para o enfrentamento das demandas em escolas, como, bullying, violência, exclusões, pobreza, ausências sala de aula. Combatendo desta forma atos violentos como temos vistos nos dias contemporâneos.

  • Helder Lemes Vasconcellos

    Helder Lemes Vasconcellos

    Concordo, só não sei o que nossos governantes estão esperando para tomar uma iniciativa, pois tem estados que já foram aprovadas leis que inseri psicólogos e assistentes sociais nas escolas e até agora não fizeram nada!

  • SOLANGE APARECIDA DE ARAUJO

    SOLANGE APARECIDA DE ARAUJO

    Concordo plenamente com o deputado nos dois projetos.

  • Ariana Avanzi

    Ariana Avanzi

    Sobre a violência nas escolas..... exemplo o caso de hoje em Suzano, na minha opinião todas as esferas de governo, tem que urgentemente olhar para o HOJE, porque o hoje? Algo de errado acontece nas escolas, não... acontece que hoje nossas crianças e adolescentes precisam de um acompanhamento multiprofissional ex: psicologia, serviço social etc. Pois esses profissionais são capacitados para identificar problemas do cotidiano do aluno e da escola, até mesmo um acompanhamento com a família para ajudar nas questões de bullying, violência doméstica e outras que os alunos enfrentam dentro e fora de casa, enquanto nossos governantes não pensarem em qualidade de ensino, esse quadro horrível não será diferente, só irá piorar, pensem nisso..... Pronto falei 👍

  • Lucinéia

    Lucinéia

    Nas escolas deveriam ter sensores de metal nos portões e portas, iguais nos bancos.
    Porque nosso bem mais preciso está na escola...

  • Alessandra Oliveira

    Alessandra Oliveira

    sem sombra de dúvidas... profissionais k ñ atuem apenas dentro da escola mas que vá até a origem do problema que esse jovem está passando.... realizando um amplo trabalho multidisciplinar, buscando inseri-lo novamente ao meio estudantil ... em projetos sociais e ao convívio social ...tdo isso sai mto mais em conta do que simplesmente armar os profissionais da educação.. cada idéia sem lógica... tomem tenência!!