Fatura poderá especificar gastos com furtos de energia

É o que estabelece Projeto de Lei apresentado na sessão desta terça-feira (21), pelo deputado estadual Marçal Filho (PSDB).

  • Assessoria/ALMS
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As concessionárias de energia elétrica, estabelecidas no Estado de Mato Grosso do Sul, deverão especificar nas faturas, de forma clara, os valores cobrados a cada consumidor referentes à compensação aplicada em razão do furto de energia e suas perdas. É o que estabelece Projeto de Lei apresentado na sessão desta terça-feira (21), pelo deputado estadual Marçal Filho (PSDB).

Conforme o projeto, a cada 12 meses, preferencialmente em dezembro, as concessionárias deverão informar os resultados obtidos com as medidas tomadas ao longo do ano e os seguintes dados: quantidade de ocorrências de furto de energia e violação de medidores e valores do que significou a regularização da cobrança.

A proposta permite a divulgação nos sites das empresas. Nos casos de devolução por parte dos indivíduos que praticarem o ato ilegal, os valores deverão ser descontados na fatura dos demais consumidores. “Quereremos assegurar transparência e garantir o ressarcimento aos consumidores que arcam com os chamados gatos”, afirmou Marçal.  

Reajuste

Na tribuna, Marçal ressaltou recente declaração do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) que repercutiu nas mídias sociais. “Mato Grosso do Sul teve o maior reajuste nas contas de energia, com mais de 14%. Em discurso, o senador Kajuru comparou os lucros das empresas de energia com bancos. E ele está certíssimo. A Energisa lucrou 14 vezes mais do que ano passado. A Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] deveria realizar uma revisão, como fez no Ceará”, defendeu.

 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.