Frente em Defesa da Mulher será lançada nesta quarta na Assembleia

Frente Parlamentar em Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul será coordenada pelo deputado estadual Marçal Filho

  • Assessoria
Frente Parlamentar em Defesa da Mulher da AL-MS será coordenada pelo deputado estadual Marçal Filho (Foto: Divulgação)
Frente Parlamentar em Defesa da Mulher da AL-MS será coordenada pelo deputado estadual Marçal Filho (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) lança nesta quarta-feira (27), a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher. O lançamento ocorrerá às 14h no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis, e simultaneamente haverá o I Encontro de Vereadoras do Estado. Coordenador da Frente Parlamentar, o deputado Marçal Filho (PSDB) diz que a proposta é a de promover um trabalho integrado com outros colegiados para fortalecer as mulheres em todas as suas reivindicações, como melhores condições de trabalho, paridade salarial, fim da violência contra as mulheres e maior participação das mulheres no Parlamento.

A atual legislatura da Assembleia Legislatura de Mato Grosso do Sul não conta com nenhuma mulher, dessa forma, Marçal propôs a criação da Frente para manter ativo o diálogo com os mais diferentes órgãos representativos, visando atenção especial às demandas e soluções apresentadas pela sociedade civil organizada.

O deputado defende ações efetivas no combate à violência contra a mulher. No Brasil, uma mulher é morta a cada duas horas vítima de violência. Os dados são do Monitor da Violência, um estudo da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.  Para Marçal, os números são alarmantes, sendo preciso criar mecanismos eficientes que possam minimizar os altos índices de violência.

Deputado Marçal é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher (Foto: Victor Chileno)
Deputado Marçal é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher (Foto: Victor Chileno)e

Ele chegou a sugerir ao Governo do Estado a adoção de medidas que apresentam êxito em outros estados, como por exemplo, reuniões semanais com os autores da violência, para refletir sobre o tema; rede de atendimento e proteção às mulheres; acompanhamento das condutas dos profissionais envolvidos na apuração e julgamento desses casos; e aplicativo de celular que possui botão do pânico para que as delegacias ou batalhões de polícia recebam esse chamado, com a localização da vítima, e desloquem a viatura mais próxima.

O evento

Aberto ao público em geral e com o apoio da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS), o evento desta quarta-feira será aberto pelo presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), e do pronunciamento do coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, deputado Marçal Filho. Na sequência haverá a palestra “A importância da liderança feminina na política”, que será proferida pela conselheira Marisa Serrano.

O evento também servirá para estimular o debate quanto a políticas públicas e à violência contra a mulher. Nesse sentido, a juíza Jacqueline Machado falará sobre as instituições e o combate à violência contra a mulher. Por fim, a subsecretária Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Luciana Azambuja, proferirá palestra intitulada “A vereadora e as políticas públicas em defesa da mulher”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.