Guia Lopes registra mais 9 casos de coronavírus e prefeito atribui ao uso compartilhado do tereré

  • Redação 94 FM
Guia Lopes da Laguna tem quase 10 mil habitantes - Foto: Divulgação
Guia Lopes da Laguna tem quase 10 mil habitantes - Foto: Divulgação

A cidade de Guia Lopes da Laguna, de 9,8 mil habitantes, localizada entre Jardim e Maracaju, passa a ser o novo epicentro de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Na noite desta sexta-feira  o prefeito Jair Scapini usou as redes sociais para anunciar mais 9 casos da doença, chegando  ao total de 21. 

Na quarta-feira o município teve a confirmação de 12 casos, motivando o fechamento de um frigorífico, já que a maioria dos infectados trabalham no local.

"Estou muito triste,  foram 9 confirmados e agora passamos para 21. Eu peço para você que tem seu comércio para cuidar dos funcionários. É o tereré que está trazendo essa pandemia", comentou o prefeito na live. 

O secretário de saúde Marcelo Gonçalves participou da transmissão ao vivo e afirmou que os funcionários do frigorífico Brasil Global com a doença também contraíram o vírus após o compartilhamento de tereré com pessoa infectada de fora do município.

 "Infelizmente vai crescer cada vez mais [número de casos], pois agora fugiu do controle", avisou Marcelo Gonçalves.

Ele pediu para os moradores não chegarem perto de pessoas do grupo de risco – Idosos e portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, asma).

Por conta dos novos casos,  técnicos da Secretaria de Estado de Saúde fizeram teleconferência com a equipe de saúde de Guia Lopes da Laguna, sobre medidas a serem adotadas.

Ontem, o prefeito Scapini determinou situação de lockdown na cidade, com o bloqueio de circulação de pessoas. Ele disse que foi muito criticado, mas que também recebeu apoio.

 Guia Lopes da Laguna não dispõe de rede de saúde para enfrentar a pandemia. Não há UTI e nem respirador para tratar pacientes graves. Até o momento nenhuma das 21 pessoas com o vírus precisou ser transferido para Campo Grande, cidade que dará suporte.



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.