Lei: exame de trombofilia para mulheres deve ser oferecido pelo SUS em MS

A trombofilia é qualquer alteração do sangue que favoreça a formação de trombose.

  • Karol Chicoski

O governador Reinaldo Azambuja Silva (PSDB) aprovou a lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar exame de trombofilia em mulheres que têm idade entre 10 e 49 anos em Mato Grosso do Sul.

A nova norma sancionada e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (14) informa que exame será oferecido em todos os estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, credenciados SUS, mediante guia de solicitação médica.

Informa ainda que será realizada uma detalhada anamnese logo na primeira consulta com o médico de saúde da família ou o ginecologista, permitindo ao profissional conhecer o histórico familiar da paciente, principalmente com relação aos parentes de primeiro grau com diagnóstico de trombose ou de gravidez com complicações, e outros fatores hereditários.

Após a realização da anamnese, constatada a importância da realização do exame, o médico solicitará, com as justificativas em anexo à guia aos estabelecimentos de saúde.

Os estabelecimentos de saúde deverão fixar em local visível a toda população o direito à realização dos exames. Informa ainda na publicação que fica o Poder Executivo Estadual autorizado a celebrar convênios com o Ministério da Saúde, planos de saúde e a abrir crédito suplementar ao orçamento anual, para garantir a execução da presente lei.

Trombofilia

A trombofilia é qualquer alteração do sangue que favoreça a formação de trombose. A formação de coágulo nas pernas, em casos graves e não tratados, pode evoluir para uma embolia pulmonar e levar à morte.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.