Marçal Filho fala da importância do incentivo à doação de sangue

  • Assessoria/ALMS
Marçal Filho fala da importância do incentivo à doação de sangue (Foto: Victor Chileno)
(Foto: Victor Chileno)

Durante a sessão desta terça-feira (4) o deputado Marçal Filho (PSDB) usou a tribuna para convidar a todos a serem voluntários à doação de sangue.

O deputado frisou a importância da doação de sangue para a população. “O sangue é o combustível da vida. No período de frio as doações diminuem e é necessário incentivar as pessoas para que façam a doação de sangue de forma voluntária”, afirmou o parlamentar.

De acordo com uma pesquisa feita em 2017 pelo Eu Dou Sangue, cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017.  Marçal mencionou os dados da pesquisa, afirmando também que 39% dos brasileiros admitem não saber qual é seu tipo de sangue.

Para doar sangue é preciso estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista e ter de 16 a 69 anos. Para quem tem de 16 e 17 anos, é necessário estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 quilos, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador. O doador deve estar bem alimentado para doar sangue.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.