Metade dos sul-mato-grossenses teve feriado de vida “normal” e ignora isolamento

  • Assessoria/Governo de MS
Foto: Saul Schamm/Arquivo
Foto: Saul Schamm/Arquivo

A enxurrada de informações sobre a gravidade do novo coronavírus, e as orientações de autoridades que conhecem a estrutura de saúde do Estado para prevenir o contágio, parecem estar causando efeito contrário. O cenário do feriado do trabalhador na sexta-feira (1°) emendado com o final de semana em Mato Grosso do Sul foi de pessoas aglomeradas sem máscara de proteção, rodinha de amigos compartilhando o famoso tereré, crianças soltando pipa, e até a pelada no campinho de futebol do bairro.

O fato de o Estado ser o segundo menor em número de casos do País, até o momento, de 57,3% do total de infectados não estarem mais apresentando sintomas, e a taxa de ocupação de leitos por pessoas que contraíram a Covid-19 em Mato Grosso do Sul ser baixa, não garante que daqui a duas ou três semanas a situação se mantenha sob aparente controle. A transmissão comunitária existe e não é possível saber quem tem o vírus ou não. O alerta é da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que mesmo com toda estruturação para enfrentar o vírus, pede conscientização das pessoas para enfraquecer a curva de novos casos que continua ascendente.

Isolamento Social

O monitoramento por geolocalização mostra que apenas 49,9% da população permaneceu em casa no feriadão, e a outra metade está seguindo a vida, apesar dos riscos. O percentual é a média dos três dias, que apresentou efeito montanha russa. Na sexta-feira (1.5), o distanciamento social do sul-mato-grossense foi de 45,8%, no sábado (2.5) subiu para 56,1%, e o domingo (3.5) registrou nova queda com adesão de apenas 47,9% da população.

A taxa de isolamento social mapeada pela In Loco na Capital, mostra bastante movimentação nas ruas da cidade no domingo, mesmo com o índice de 47,1% tendo sido o melhor do feriado. Na sexta-feira o recolhimento foi de 44,9% e no sábado 46,2%. Vale lembrar que Campo Grande concentra o maior número de casos, com 140 casos infectados e três óbitos, conforme boletim epidemiológico atualizado desta segunda-feira (4.5).

Nos municípios do interior o fim de semana também foi de vida normal e diferente de sábado que teve cidades com mais de 80% de isolamento, o melhor índice do domingo ficou na casa dos 60%. A melhor adesão do domingo foi em Ladário com 66,4% e a mais baixa em Pedro Gomes com 39,4%. Acesse aqui o ranking mapeado por cidades.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.