Procon Estadual autua companhia aérea por série de irregularidades

  • Assessoria/Procon-MS
Foto: Divulgação/Procon-MS
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Em consequência de  problemas  registrados por ocasião da necessidade de uma  família  embarcar com  destino a Portugal há cerca de 15 dias, a  Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência  Social e Trabalho – Sedhast autuou a Latam Airlines Brasil, levando em consideração quatro fatores  distintos.

Diante dos fatos que culminaram na interferência do Procon Estadual, no sentido de liberar os consumidores ao embarque, o órgão estadual de defesa do consumidor entendeu que houve  ausência de informações essenciais no ato da venda da das passagens, vantagem manifestamente excessivas, recusa no  fornecimento de serviço essencial e, ainda, inobservância da Resolução da  ANAC que prevê, entre outros responsabilidades  que a empresa deverá oferecer  alternativa, reembolso e execução de serviço por outro modalidade de transporte.

Em ausência de informações essenciais pode se considerar o fato de, no ato da  venda das passagens, não ter sido dito às pessoas que havia necessidade de apresentar  comprovante  de testagem negativa à Covid realizada em, no máximo, 72 horas. A recusa  de serviço essencial, ficou evidenciado uma vez que  determinaram que quatro pessoas de uma mesma família não poderiam embarcar com passagens adquiridas anteriormente e, além disso, houve necessidade da  aquisição de novas passagens com preços majorados.

Vantagens manifestamente excessivas está demonstrado na exigência de aquisição de novas passagens dada a recusa de embarque dos passageiros com as adquiridas previamente, restando a uma das pessoas que  embarcariam com a família, apenas a opção de permanecer no Brasil, uma vez que não dispunha de condições financeira para se comprometer com a compra.

Vale lembrar que, por ocasião do episódio da negativa do embarque, o problema  só foi resolvido após a presença de equipe do Procon Estadual. Os representantes da  Latam se  negavam a liberar informações por escrito aos  consumidores o que  só se deu pela presença da equipe de fiscalização junto à qual se encontrava o superintendente do órgão, Marcelo Salomão.

Ressalta-se que, diante da presença  de representantes do Procon Estadual, outros passageiros  se apresentaram com reclamações, inclusive liberando vídeos,  que  comprovam a falta de  profissionalismo no atendimento por funcionários da  empresa de serviços  aéreos. Diante da constatação de que não foram liberadas informações ou atendimento diferenciado por se tratar  de situação excepcional por se tratar de  pandemia quando não são suficientes ias informações  de épocas normais.

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