Projeto institui Semana da Conscientização sobre a Esquizofrenia em MS

Deputado estadual Marçal Filho é o autor do Projeto de Lei

  • Redação 94 FM
Foto: Arquivo/Assessoria
Foto: Arquivo/Assessoria

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que institui em Mato Grosso do Sul a “Semana Estadual da Conscientização sobre a Esquizofrenia”. A semana será a partir de 24 de maio, Dia Mundial da Esquizofrenia.

O autor do projeto explica que a esquizofrenia é uma doença ainda pouco conhecida pela sociedade e que está sempre cercada de muitos tabus e preconceitos. Marçal é coordenador da Frente Parlamentar em defesa da saúde mental na Assembleia e tem desenvolvido importantes trabalhos nessa área. Ele é autor de leis que prevê campanha permanente de informação, prevenção e combate à depressão e suicídio.

Conforme o Projeto de Lei, são objetivos da Semana de Conscientização orientar a população, por meio de profissionais qualificados, sobre a esquizofrenia, suas causas, diagnóstico, fatores desencadeantes e cuidados; conscientizar sobre a importância de procurar o médico para realizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes; sobretudo divulgar as características da doença, que são sinais e sintomas pré-mórbidos, depressão, delírios, alucinações, pensamentos desorganizados, comportamento inquieto, irado ou agitado sem motivação.

Combater o preconceito e esclarecer a população quanto a necessidade de acompanhamento médico permanente também são funções da Semana de Conscientização, que contará, conforme o projeto, com ações de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e a produção de material explicativo, online ou impresso.

A esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da população em idade jovem, entre os 15 e os 35 anos de idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos, considerando-se todas as doenças. Embora não exista cura para a esquizofrenia, muitas pessoas com essa doença podem levar uma vida produtiva e satisfatória com tratamento adequado.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Flavio

    Flavio

    Nos de uma força Deputado Marçal, novamente pela segunda vez os pacientes de Oncologia do SUS pelo Hospital Cassems, teen seus tratamentos interrompidos por falta do medicamento de quimioterapia, sabemos que devido a gravidade desta doença Câncer, não se pode deixar pra amanhã, vidas então em jogo... Mistério Público já está ciente desta situação.
    Mais uma vez contamos com sua atuação.
    Obg..😭😢😢🙏🙏🙏🙏