Modelo para Bolsonaro, DOF apreendeu mais de 53 mil quilos de maconha no ano

Com sede em Dourados, Departamento foi fundado no dia 28 de maio de 1987 com o nome de Grupo de Operações de Fronteira, à época comandado pelo lendário coronel da Polícia Militar, Adib Massad

  • André Bento
Além da atuação policial na fronteira, DOF é referência em cursos para policiamento no Brasil (Foto: Divulgação/DOF/Sejusp)
Além da atuação policial na fronteira, DOF é referência em cursos para policiamento no Brasil (Foto: Divulgação/DOF/Sejusp)

Citado pelo presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) como referência nacional de polícia especializada na atuação de combate aos crimes transfronteiriços, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu mais de 50 mil quilos de maconha neste ano em Mato Grosso do Sul. De acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira (21), as apreensões são fruto de atuação intensiva na faixa de 1.517 quilômetros de extensão de fronteira, 319 km deles secos com a Bolívia e 434 km com o Paraguai. 

Subordinado à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o departamento foi fundado no dia 28 de maio de 1987 com o nome de GOF (Grupo de Operações de Fronteira), à época comandado pelo lendário coronel da Polícia Militar, Adib Massad. Com o passar dessas mais de três décadas, solidificou sua atuação e tornou-se referência para forças policiais de outros estados brasileiros.

Conforme sua assessoria de comunicação social, de 1º de janeiro a 21 de dezembro de 2018 o DOF realizou 1.241 operações policiais no Estado, em 53 municípios, 12 deles na linha de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

“As atividades do DOF ocorreram durante abordagens do policiamento preventivo ostensivo, repressivo, itinerante e bloqueios para fiscalização nas rodovias estaduais, vicinais e perímetros urbanos, tendo como missão combater o tráfico de drogas e armas; furto e roubo de veículos, cargas e propriedades rurais; tirar de circulação pessoas foragidas da Justiça; e, contrabando e descaminho”, detalha.

Como fruto desse trabalho intenso, o DOF apreendeu 53.153,086 quilos de maconha, 947.231 pacotes de cigarros, 2.806 pneus contrabandeados, 6.245 munições de várias marcas e calibres, 368 veículos, e 134 veículos recuperados em ocorrências de Roubo/Furto.

Em vídeo publicado dia 12 de outubro, o então candidato à presidência Jair Bolsonaro citou o DOF como referência nacional de Polícia especializada na atuação de combate aos crimes transfronteiriços. “Temos um plano baseado no DOF, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, sediado em Dourados. Eles fazem um excelente trabalho na fronteira, o Exército Brasileiro pode fazer algo parecido, mas precisa de uma retaguarda jurídica e meios para tal”, afirmou na ocasião. Em fevereiro ele já havia feito uma visita às instalações do DOF.

Segundo a assessoria de imprensa do departamento, essa declaração daquele que viria a ser eleito presidente do Brasil “refletiu nas visitas de agentes de segurança pública de vários estados brasileiros para conhecer a realidade das operações policiais na área de fronteira”.

“As instruções ministradas pelo DOF têm como objetivo o aprimoramento técnico-profissional dos policiais para atuação de enfrentamento aos crimes transfronteiriços, tendo como referência o Plano de Policiamento Ostensivo do DOF e a Doutrina Policial. O nivelamento operacional proporciona, aos agentes de segurança pública, conhecimento teórico e prático das técnicas de entrevista e busca veicular na região de fronteira”, explica.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.